Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 04:59
Por: Maria Barbant

    Imprimir


O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugura nesta quinta-feira (8.05), às 16 h, o Complexo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A solenidade contará com a presença do governador Blairo Maggi, do secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira e demais autoridades Civis e Militares.

A nova estrutura física do Complexo Politec abrigará todas as coordenadorias e gerências da capital, compreendendo as coordenadorias de Criminalística, de Identificação, e de Administração Sistêmica. O prédio possui cerca de 3 mil metros quadrados de área construída e mais 600 metros quadrados relativos aos laboratórios, cuja finalização das obras físicas está prevista para final de julho.

Com a inauguração do Complexo Politec, o Governo do Estado através da Sejusp objetiva proporcionar uma maior eficiência nos serviços prestados e um melhor atendimento à sociedade, já que irá congregar, num único espaço, os serviços de perícia e identificação técnica. As obras – de reforma e construção -, na verdade integram um grande projeto de reestruturação que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública desde 2003. Além da reestruturação física e aquisição de equipamentos, uma reestruturação organizacional vem acontecendo nesses últimos anos na Politec. A inauguração do novo Complexo é somente mais um passo nesse processo de transformação.

As obras civis do Complexo Politec foram viabilizadas com recursos oriundos dos governos federal e estadual, que ultrapassam a cifra dos R$ 800 mil – abrangendo desde a parte de construção civil até a instalação de uma nova e moderna rede elétrica e lógica, apropriada para recepcionar equipamentos de alta tecnologia utilizados na prática pericial. O Complexo Politec contará ainda com uma estrutura de laboratórios – ainda em fase de construção -, também viabilizado com recursos estaduais e federais (construção e aquisição de equipamentos), totalizando mais de R$ 2 milhões em investimentos. Segundo a superintendente da Politec, Patrícia de Cássia Valério Fachone essa nova estrutura física, juntamente com as mudanças organizacionais pelas quais o órgão vem passando, proporcionam também aos funcionários um melhor ambiente de trabalho, com estrutura física e logística mais adequada.

“O governo do Estado, através da Sejusp vem investindo sistematicamente na melhoria do sistema segurança pública em Mato Grosso e, na melhoria da perícia criminal e da identificação técnica”, salientou ela. Os avanços alcançados pela Politec nos últimos anos são visíveis, fazendo com que a instituição seja reconhecida pela excelência de seus serviços, pelo emprego, uso e produção de conhecimento técnico-científico, com eficácia e agilidade na resposta as demandas da sociedade.

Esse salto de qualidade pode ser sentido também através dos investimentos na aquisição de equipamentos pela Sejusp/Politec e que se encontram em pleno uso como o vídeo comparador espectral, equipamento de tecnologia alemã, capaz de realizar perícias em documentos, ou o software Encase, importado dos Estados Unidos, cuja comercialização é restrita à segurança pública, e que auxilia na execução de perícias criminais na área da informática. “Estamos investindo na aquisição de equipamentos, acessórios e computadores, e na implementação de um plano de capacitação científica especializada para os nossos servidores, com o objetivo de incrementar a segurança e a qualidade na expedição de laudos periciais, instrumentos fundamentais de auxílio à justiça”, explicou Patrícia Fachone.

Entre as aquisições feitas pelo Governo do Estado através da Sejusp está um arquivo deslizante com capacidade para 2,5 milhões de prontuários, instalado na coordenadoria de Identificação Técnica, possibilitando a montagem de uma estrutura capaz de atender a demanda de Mato Grosso pelos próximos três anos. Moderno e de fácil manuseio irá agilizar também a manipulação e arquivamento de prontuários de identificação civil e criminal.

A Politec está presente em vários municípios no interior do Estado através das unidades que integram as coordenadorias regionais de Barra do Garças, Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra. Em todos os principais pólos o órgão é responsável pela emissão do documento de identidade, princípio fundamental da cidadania e a realização dos trabalhos técnico-científicos da perícia criminal, necessários à investigação e ao processo criminal, contribuindo dessa forma para as decisões das autoridades requisitantes e para a realização da justiça.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300429/visualizar/