Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 09:15

    Imprimir


Membros do Ministério Público iniciam daqui a pouco, às 8h30, um curso para prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro. As aulas serão no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado. A capacitação prossegue até a tarde de sexta-feira (19).

Os membros do Ministério Público Estadual terão acesso a técnicas especiais de investigação e os requisitos para denúncia do crime de lavagem de capital. Também irão estudar casos específicos como Operação Arca de Noé e Anaconda, além de participar de treinamento prático sobre o assunto.

"O curso prepara melhor os promotores de Justiça para o combate à lavagem de dinheiro, pois além de terem oportunidade de atualizar-se sobre a atuação do crime organizado, também poderão examinar casos específicos como treinamento. Será de grande importância, ainda mais porque os novos promotores serão orientados por autoridades nacionais no tema", disse o procurador geral de Justiça, Paulo Prado.

Entre os palestrantes, estão a procuradora da República da 3ª Região, Janice Ascari. Ela é uma das coordenadoras da Operação Anaconda, que investigou crimes cometidos por advogados, empresários, policiais e juízes, como, Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do TRT de São Paulo, e o juiz federal João Carlos da Rocha Mattos.

Também vão palestrar a coordenadora de Capacitação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, Juliana Barenho, a procuradora da Fazenda Nacional, Raquel Palmeira, o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeira, Antônio Gustavo Rodrigues, Elzio Vicente da Silva, delegado da Diretoria de Inteligência do Departamento Nacional de Polícia Federal, e Marcelo de Narde, juiz federal da 4ª Região.

Além deles, participam também o procurador da República Vladimir Aras; o assessor de Informações e Conhecimento do Departamento de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, Marcelo Stopanovski; e o ex-coordenador do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado, promotor de Justiça Mauro Zaque, entre outros.

Os principais temas do curso são: recuperação de ativos como instrumento de combate ao crime, unidades de inteligência financeira/análise e identificação de movimentações de dinheiro, cooperação jurídica internacional e uso da tecnologia para pesquisa de dados.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300600/visualizar/