Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 07:32
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


O governador Blairo Maggi pediu ontem uma trégua nos bloqueios em rodovias em Mato Grosso até o próximo dia 25, data em que o governo federal promete anunciar novas medidas de apoio ao setor agropecuário. Mas os agricultores alertam que as interdições continuam. Maggi e 7 governadores se reuniram ontem com o presidente Lula, em Brasília, para discutir a crise no campo. Foi entregue ao presidente uma lista contendo 25 reivindicações, incluindo medidas emergenciais de prorrogação das dívidas, mudanças na política econômica, na política agrícola e no sistema de logística e transportes do país.

"Os bloqueios irão continuar até termos uma resposta convincente. O agricultor está que nem São Tomé: só acredita vendo", ironiza o secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Valdir Corrêa da Silva. A nova rodada de medidas será o sexto "novo pacote" lançado desde o início do ano passado na tentativa do governo federal em acalmar os ânimos do setor produtivo.

Apesar disso e de retornar a Mato Grosso sem algo concreto ao setor do agronegócio, Maggi se mostrou ontem satisfeito com a reunião. "O mais importante é que pela primeira vez o presidente se convenceu de que o problema do agronegócio é muito grave e que medidas paliativas não serão suficientes".

Entre as reivindicações encaminhadas a Lula, Maggi reforçou a proposta de criação de títulos federais para captação de recursos no mercado externo. A meta é facilitar a renegociação dos débitos junto às empresas fornecedoras de insumos da iniciativa privada e tradings. Mas segundo ele o presidente Lula não adiantou quais medidas estão sendo analisadas pela equipe econômica e que poderão integrar o pacote.

A reunião começou às 15h30 (horário local), com uma hora de atraso. Participaram do debate os governadores de Goiás, Santa Catarina, Rondônia, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Bahia, além de deputados e senadores. Uma assembléia está marcada para amanhã, na sede da Famato, para definir os rumos do Grito do Ipiranga, movimento que completa hoje 1 mês.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300641/visualizar/