Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 16 de Maio de 2006 às 08:51
Por: Luciana Nunes Leal e Cida Font

    Imprimir


Depois de dividir o governo federal em duas facções, o banqueiro Daniel Dantas divide o Congresso entre aqueles que querem sua convocação e os que desejam mantê-lo longe dos holofotes da CPI dos Bingos. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), insistiu ontem na convocação de Dantas, do banco Opportunity, para confirmar a denúncia de que sofreu tentativa de extorsão por parte do PT, em 2003. Virgílio apresenta hoje requerimento à CPI para a convocação.

O senador afirmou que, se o pedido for negado, vai propor a abertura de uma nova CPI. O tucano teve apoio do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). Dantas foi pivô de uma briga entre os grupos dos ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken. O grupo ligado a Dirceu o queria no controle da BrasilTelecom. O relator da CPI dos Bingos, Garibaldi Alves (PMDB-RN), é contra a convocação.

"Temos pouco tempo até a apresentação do relatório final, este mês. Não haverá tempo para exaurir a investigação". Garibaldi disse que não entrou no mérito das denúncias e que se preocupa em "encerrar os trabalhos da CPI como prometido". Documentos apresentados por Virgílio durante depoimento do ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira, na semana passada, revelam que a tentativa de extorsão foi informada por advogados de Dantas à Justiça americana, onde o banqueiro responde processo movido pelo Citigroup.

Dantas confirmou a tentativa de extorsão no valor "entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões", em entrevista à revista Veja. Segundo o banqueiro, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares disse que, em troca do dinheiro, o partido facilitaria a solução de pendências do Opportunity com o governo. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), diz que a oposição quer "tumultuar". Segundo ela, a decisão da Justiça americana na briga entre o Citigroup e o Opportunity sairá quinta-feira. Ideli lembrou que Dantas "está sendo processado no Brasil por atos delituosos de interceptação criminosa para defender seus interesses ilícitos". Ela argumentou que o relatório final da CPI dos Correios pediu ao Ministério Público para investigar Dantas.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300808/visualizar/