Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 16 de Maio de 2006 às 08:01

    Imprimir


A epizootia de gripe aviária na Indonésia se desloca para o leste do arquipélago e já atingiu Papua, a província mais oriental e uma das mais inexploradas do país, informa hoje o jornal local "Kompas".

O australiano Laurence Gleeson, coordenador do Centro de Emergência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) para doenças interfronteiras, informou em Jacarta que foi detectado o primeiro foco do vírus H5N1 em Papua. Várias nações do Pacífico Sul poderão ser atingidas se a expansão continuar.

"Se o vírus chegou a Papua Nova Guiné, outras nações no Pacífico Sul também estariam ameaçadas", disse Gleeson, durante a 28ª Conferência Regional Ásia-Pacífico da FAO, que vai até sexta-feira, em Jacarta.

Trinta pessoas morreram na Indonésia por causa da doença este ano. Os últimos cinco casos foram confirmados na segunda-feira. As cinco pessoas pertenciam à mesma família e morreram com poucos dias de diferença nas últimas duas semanas e meia.

Segundo Gleeson, o vírus reapareceu no Laos e chegou a Bangladesh.

A gripe aviária é uma doença de origem animal transmitida ao ser humano por contato direto com os animais doentes ou seus restos, e apareceu pela primeira vez em Hong Kong, em 1997.

A FAO adverte que a presença do vírus eme mais de 20 países aumenta as possibilidades de casos humanos e o risco de uma mutação genética do vírus que permita sua transmissão de pessoa a pessoa, o que provocaria uma pandemia.

"O vírus pode causar uma epidemia realmente explosiva. Pode permanecer durante dias no ambiente de um mercado, por exemplo, e tem a capacidade de se expandir rapidamente", alertou Gleeson.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300838/visualizar/