Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 14:38
Por: Alexandre Franco/Volney Albano

    Imprimir


Cerca de quatro mil visitantes participaram das atividades do Espaço da Criança e da Casa da Fazenda durante o 4º Enipec (Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária) e o 33º Conbravet (Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária), realizados de 07 a 12 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

De acordo com o balanço dos organizadores que contabilizaram público geral de 20 mil pessoas a participação do público infantil atingiu pelo menos 20% do total dos visitantes.

Tanto o Espaço quanto a Casa, funcionaram ao ar livre numa área com 700 metros quadrados anexa ao pavilhão principal de exposições.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC) foi a responsável pela organização das visitas de alunos de várias escolas de Cuiabá e Várzea Grande ao local. Inês Costa Marques, Coordenadora de Popularização da Ciência da SECITEC, destacou que ao final do evento, “ficou evidente o sucesso quanto à organização, pois depois de cinco dias não encontramos lixo no chão, estandes estragados ou de crianças perdidas e sem orientação”. Na avaliação dela, “isso foi possível devido ao bom trabalho dos monitores, que acompanharam as crianças nos cinco dias”.

O coordenador geral da equipe de monitores, Paulo Martins, estudante de Matemática da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), disse que a função dos 10 monitores era fazer o acompanhamento dos grupos de estudantes desde a chegada dos ônibus no local, além de oferecer a devida orientação aos estudantes nos estandes e ao final fazer a coordenação dos grupos para o retorno aos ônibus.

Martins ressaltou que a equipe de monitores que trabalhou no local já tinha experiência, porque o grupo já havia trabalhado na realização da Semana Ciência no Parque de 2005.

Para Carlos Gattass, “o Carlão dos Bonecos”, responsável pela primeira recepção e orientação aos alunos, sobre como se portar no local, no momento em que eles chegavam, “não houve problemas porque os estudantes e visitantes compreenderam a importância do evento para o processo de formação do conhecimento e por isso procuraram aprender o máximo durante a visita”.

Processos produtivos viraram ensinamentos

Segundo o coordenador do Enipec, Luiz Carlos Meister, ambos os espaços pedagógicos educativos destinados ao público infantil e estudantil superaram as expectativas de público que era inicialmente de três mil pessoas. “Estes espaços foram ambientes propícios para educar e informar principalmente crianças de Cuiabá e Várzea Grande.

Houve nos cinco dias de trabalho uma interação muito feliz entre os coordenadores e realizadores deste projeto, o que permitiu a identificação destas crianças com os processos produtivos e ao negócio pecuário”, considerou.

Para Meister, face ao sucesso do conteúdo programado, as crianças puderam se relacionar com atividades lúdicas do universo pecuário e conheceram quem produz verdadeiramente os alimentos e a forma como são industrializados: a carne bovina, a suína, a de aves, o leite, o pescado e o mel. “Enfim, elas compreenderam, por exemplo, que o leite não vem da caixinha, e sim do úbere da vaca”, finalizou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300958/visualizar/