Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 13:00

    Imprimir


Segundo a promotora do Ministério Público em Lucas do Rio Verde (MT), Patrícia Eleutério Campos, a audiência pública para debater o controle de agrotóxicos não apresentou uma "solução imediata" para os problemas, mas diversas sugestões foram feitas para que seu uso seja mais eficiente.

O encontro se realizou no início de maio após o debate ambiental gerado após uma nuvem de agrotóxico caiu sobre a cidade, prejudicando pequenos produtores, plantas ornamentais e até um horto medicinal.

"Uma solução imediata não foi apontada, mas também não era esse o objetivo principal da audiência publica. O que ficou claro é a importância de uma fiscalização mais eficiente do uso de agrotóxicos", explicou a promotora. Segundo o relatório do Sindicato dos Produtores Rurais, a sociedade fez sugestões de medidas que possam ser adotadas pelo poder publico de modo a evitar que acidentes como esse se repitam. Algumas principais soluções apontadas foram:

Adoção de política de pesquisa por parte do governo, que busque o melhoramento das técnicas de aplicação de agrotóxicos, e que também possam diminuir a quantidade de aplicação desses produtos;

O Ministério Público deve também buscar firmar um termo de ajustamento de conduta para que os agricultores se comprometam a aplicar agrotóxicos dentro das normas;

Deve haver uma grande campanha de conscientização dos aplicadores de agrotóxicos, com panfletos, cartazes, etc;

Deve haver treinamento técnico para os aplicadores de agrotóxicos;

Outro ponto levantado pela população foi o risco de um possível corte nas exportações de produtos agrícolas, devido ao excesso de agrotóxicos. O açúcar exportado pelo Brasil, por exemplo, já sofreu suspensões de compra por denúncias de trabalho escravo. A comparação foi feita para se referir a empresas, que pressionadas pela população e preocupadas com a saúde e o meio ambiente, poderiam futuramente preferir alimentos mais saudáveis. E com menos agrotóxicos.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300982/visualizar/