Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 11:04

    Imprimir


A renovação na Assembléia Legislativa não será tão representativa nas eleições de 1º de outubro, mostra a pesquisa Gazeta Dados. Entre os 32 candidatos que tiveram seus nomes citados espontaneamente pelos eleitores entre a faixa de 1% a 6%, 16 são parlamentares, que vão disputar a reeleição.

O apresentador de televisão e vereador por Cuiabá, Valter Rabelo (PMDB), foi o mais lembrado pelos eleitores, obtendo 6% das intenções de voto. Em segundo, ficaram os deputados Campos Neto (PP) e Jota Barreto (PL), com 4%, enquanto os também deputados Humberto Bosaipo (PFL), Carlos Brito (PDT) e Ságuas Moraes (PT) obtiveram, em terceiro, 3%.

Com 2%, aparecem sete candidatos, sendo o ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França (PPS), o ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), o vereador de Cuiabá, Mário Lúcio (PV), o apresentador e suplente de deputado, Clóvis Roberto (PPS), e os deputados Sérgio Ricardo (PPS), o primeiro secretário da AL, José Riva (PP), e o presidente da AL, Silval Barbosa (PMDB).

Entre os 32 nomes mais citados, oito são do PPS, oito do PFL, quatro do PMDB, três PDT, três do PP, dois do PT, enquanto o PL, PV e PSDB tiveram apenas um. O quadro mostra que, se as eleições fossem hoje, o governador Blairo Maggi iria conquistar a maioria absoluta na Assembléia Legislativa.

Estranhamente, porém, a pesquisa Gazeta Dados não identificou a distritalização dos votos para deputado estadual. Talvez, pela dimensão do levantamento, a centralização da intenção de voto de determinado candidato ficasse diluído de forma a se tornar imperceptível no resultado final.

Um exemplo é a região da Grande Cáceres. Com cerca de 200 mil eleitores, apenas o ex-prefeito Túlio Fontes (PFL) e o presidente da Câmara Municipal, Wilson Kishi (PDT), aparecem entre os 32 nomes citados na pesquisa, assim mesmo com apenas 1% de intenção de voto. Por isso, esse quadro deverá sofrer modificações com o decorrer da campanha e, principalmente, com a regionalização dos votos, como sempre acontece nas eleições proporcionais.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/301007/visualizar/