Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 07:14
Por: Mariano e Rodrigues Palma

    Imprimir


O ex-governador Dante de Oliveira (PSDB) e o deputado federal Welington Fagundes (PL) são os nomes mais lembrados pelos eleitores na disputa pelas oito vagas da Câmara Federal. Foi o que constatou a pesquisa Gazeta Dados, na modalidade espontânea, realizada entre os dias 5 e 7 de maio, com mil entrevistas em 57 municípios de Mato Grosso.

De acordo com a pesquisa, registrada sob o número 7522-2006 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), se as eleições fossem hoje, Dante de Oliveira e Welington Fagundes teriam, cada um, 10% das intenções de voto. A performance dos dois pode, nesse momento político, ser considerado como muito boa.

Outro que aparece bem colocado é o ex-governador Carlos Bezerra (PMDB). Após duas tentativas fracassadas para o Senado Federal, ele é citado por 4% dos que foram pesquisados pelo Gazeta Dados, empatado com o deputado federal Lino Rossi (PP). O seu desempenho chega a ser surpreendente, porque há praticamente um consenso na classe política de que terá dificuldades para conseguir o mandato de deputado federal.

À frente deles, além de Dante e Fagundes, estão os deputados federais Carlos Abicalil (PT) com 7% e Celcita Pinheiro (PFL) com 6%. Já o deputado federal Pedro Henry (PP), atingido pela denúncia de mensalão, aparece empatado com a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença (PMDB), com 3%.

Logo atrás deles, está o ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS). Embora tenha decidido, na semana passada, ser candidato ao Senado Federal, na época em que a pesquisa foi realizada havia a perspectiva dele disputar a Câmara Federal. Outro nome citado pelos eleitores, mas que não é candidato a deputado federal, é o do deputado estadual Alencar Soares (PP), que vai disputar, nas eleições deste ano, a reeleição.

O que chama atenção é fato de 32% dos eleitores não ter ainda definido o seu candidato a deputado federal. Mas o percentual daqueles que dizem que vão votar em branco ou nulo é, por outro lado, pequeno se considerados os últimos escândalos envolvendo parlamentares federais, como o caso do mensalão. Apenas 6% disseram que não iriam votar em nenhum candidato à Câmara dos Deputados.

O presidente da Famato, Homero Pereira, considerado o candidato do governador Blairo Maggi, aparece com 3%. Dentro do PPS, ele seria na pesquisa Gazeta Dados o quarto mais citado pelo os eleitores. Homero Pereira está atrás de Percival Muniz, Jair





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/301093/visualizar/