Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Maio de 2006 às 09:19

    Imprimir


A incorporação de Mato Grosso ao mapa do Brasil começou com a descoberta de outro pelos bandeirantes na região de Cuiabá, no início do século 18. A partir de Cuiabá as expedições de busca de ouro e de apresamento de índios se estendem para o noroeste, chegando ao território dos índios parecis.

Conforme os registros históricos, as expedições descobriram que a região do parecis era diferente, por ser constituída de floresta, uma mata extensa, grossa e fechada, daí o termo que deu nome ao Estado.

Em 1734, a notícia da descoberta de ouro na região chega a Lisboa. A Coroa, então, toma posse das jazidas e passa a distribuir concessões de lavra. A exploração aurífera no Mato Grosso ganha impulso. Assim como aconteceu em Minas Gerais, a Coroa traz uma grande quantidade de escravos para o trabalho nas minas. Isso explica o fato de hoje, quase três séculos depois, a maioria da população de Vila Bela da Santíssima Trindade ser negra.

Segundo os historiadores, houve afluxo de escravos para o município no século 18 e, com a falência das minas, aconteceu a fuga da elite portuguesa para Cuiabá, no século 19.

Os índios Nambikwara, Bororo e Parecis foram os primeiros habitantes da região da hoje Vila Bela (a 547 km a Oeste de Cuiabá), primeira capital de Mato Grosso.

A sede da capitania é transferida definitivamente para Cuiabá em 1835. Sem o título, Vila Bela passa a enfrentar decadência e recebe o batismo de Mato Grosso dos Parecis. Só não foi extinto pela Assembléia Legislativa porque um projeto nesse sentido foi vetado, em 1878.

O lugar só voltou a crescer a partir de 1948, com projetos de incentivos fiscais e de colonização no Estado. Em novembro de 1978, uma lei estadual devolve ao município o antigo nome de Vila Bela da Santíssima Trindade, que hoje conta com cerca de 17 mil habitantes.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302209/visualizar/