Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 09 de Maio de 2006 às 08:30

    Imprimir


Nesta sexta-feira, o Clube Amigos da Terra (CAT) de Sorriso estará promovendo o seminário de Valorização de Áreas Protegidas. O evento faz parte da programação de palestras que serão feitas durante a Exporriso, de 11 a 13 de maio.

O seminário levará à discussão sobre o sistema de unidades de conservação brasileiro, um conjunto impressionante de enorme valor cultural, econômico e científico, que inclui diversas modalidades de áreas protegidas e abriga uma quantidade expressiva de paisagens de beleza indescritível. Essas dádivas da natureza, exemplos preciosos do paraíso terrestre, protegem as espécies da fauna e flora do país de maior diversidade biológica do mundo. Apesar de seu enorme significado, por ser um dos sistemas de proteção mais importantes do planeta, está sempre necessitando de reforço.

A opinião pública brasileira, as autoridades e a sociedade civil, através das organizações ambientalistas não governamentais, têm dado apoio cada vez mais significativo. Mesmo assim, maiores esforços e maior prioridade, em nível nacional e externo, são necessários para garantir a sobrevivência de algumas das paisagens mais espetaculares da natureza.

O programa de trabalho sobre áreas protegidas adotado durante a COP 7 reconheceu que o estabelecimento, manejo e monitoramento das áreas protegidas deve contar com a participação efetiva e total das comunidades indígenas e locais e a importância do reconhecimento e respeito pleno de seus direitos. Todavia, em outros pontos do Programa de Trabalho se recomenda que, na identificação de novos lugares para a conservação, se utilizem "metodologias baseadas na ciência", que se baseiam unicamente em critérios biológicos ou geográficos.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302234/visualizar/