Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 08 de Maio de 2006 às 08:35

    Imprimir


Dois terremotos de 5,6 e 6,0 graus na escala Richter sacudiram hoje a ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, produzindo alguns danos materiais, mas sem causar vítimas. O primeiro sismo ocorreu às 8h43 (22h43 de domingo em Brasília) a 40 quilômetros ao sul de Tapaktuan, no sul da província de Aceh, e a cerca de 20 quilômetros de profundidade, segundo o escritório de Meteorologia e Geofísica da província de Sumatra do Norte, citado pela agência de notícias "Antara".

O movimento telúrico provocou rachaduras em alguns edifícios antigos de Tapaktuan e foi sentido até em Medan, a capital de Sumatra do Norte, de acordo com "Antara".

A agência americana Earthquake Hazards Program registrou o segundo sismo às 9h16 e localizou seu epicentro em frente ao litoral oeste do sul de Sumatra, cerca de 525 quilômetros a oeste de Jacarta e a 28,4 quilômetros de profundidade.

Um terremoto de 9,0 graus na escala Richter sacudiu o norte de Sumatra em 26 de dezembro de 2004 e causou um tsunami que atingiu o litoral de 12 países banhados pelo Oceano Índico.

Segundo a ONU, 226.408 pessoas morreram na catástrofe, em sua maioria na Indonésia.

O arquipélago indonésio está localizado na região conhecida como "Anel de Fogo do Pacífico" e registra cerca de sete mil tremores telúricos ao ano, a maioria de pouca intensidade.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302443/visualizar/