Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 08 de Maio de 2006 às 01:32
Por: Luiz Costa

    Imprimir


A importância da realização do 8º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas –FOREST2006-, o maior evento do mundo sobre o aproveitamento sustentável, em Cuiabá, de 22 a 25 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, foi destacada pelo governador Blairo Maggi durante o lançamento do evento, na última sexta-feira, num café da manhã promovido para jornalistas e convidados, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás.

“Teremos a grande oportunidade de mostrar um pouco das ações que o governo do Estado vem desenvolvendo na preservação e conservação do meio ambiente. Os resultados obtidos pelo trabalho de uma força tarefa do governo, mostra que o Estado, ao contrário do que muitos dizem e pensam, não é irresponsável com as questões ambientais”, disse o chefe do Executivo mato-grossense.

Blairo Maggi reconhece que Mato Grosso tinha, tem e que vai continuar tendo problemas, porém, de impacto muito menor, graças à nova legislação ambiental adotada pelo Estado. “Nós saímos de uma situação crítica para servir de exemplo para a maioria dos estados brasileiros na questão ambiental. O mundo se preocupa com a Floresta Amzônica, mas, ninguém faz uma ação concreta para evitar a sua degradação e Mato Grosso está fazendo isso”, ressalta.

Além de mostrar todos os avanços conseguidos pelo Estado nos últimos anos, o governador mato-grossense pretende assumir novos compromissos preservacionistas, aproveitando o bom momento por que passa a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em termos de credibilidade, para apresentar novas propostas. “Nós temos hoje uma legislação ambiental que, embora bastante rígida, dá condições para aqueles que vivem exclusivamente da terra continuarem suas atividades, basta conciliar a exploração com a preservação. Nós não podemos permitir mais que as pessoas que trabalham com os recursos florestais, por exemplo, e avancem para o campo da marginalidade como aconteceu num passado recente, é possível fazer com que a floresta gere recursos para as pessoas com acompanhamento do Estado e mais agilidade na liberação das licenças ambientais para que as pessoas possam trabalhar”, explica Maggi.

O governador lembrou o ordenamento do setor madeireiro feito pelo governo destacando que a intenção do Estado nunca foi de apenas reprimir aqueles que vivem do extrativismo, mas sim, orientá-los sobre como proceder. “Nós não podemos deixar de reconhecer a importância das madeireiras enquanto geradoras de emprego e renda, afinal, cerca de 50 municípios de Mato Grosso têm sua base econômica na exploração da madeira, o que tínhamos que fazer, e fizemos com êxito, era dar um rumo, uma direção ao setor para que trabalhassem dentro dos limites estabelecidos, respeitando as unidades de conservação”.

Convidados

Os governadores dos estados amazônicos (Rondônia, Acre, Pará e Amazonas) serão convidados pelo governador Blairo Maggi para participarem, pelo menos um dia, do FOREST2006, para falar sobre as políticas ambientais que vêm desenvolvendo. “É também uma boa oportunidade para que, juntos, mostremos aos representantes de diversos países que aqui estarão que ninguém mais que os governos estaduais se preocupa em desenvolver políticas rígidas de proteção ambiental”, completou.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302482/visualizar/