Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 08 de Maio de 2006 às 01:25
Por: Luiz Costa

    Imprimir


O 8º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas -FOREST2006-, que será realizado de 22 a 25 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, é uma referência mundial para as áreas Florestal e Ambiental, além de ser um ponto de encontro dos mais renomados especialistas no assunto e um convite ao aprimoramento técnico e ao intercâmbio científico.

O FOREST2006 é a oitava edição de um evento bienal marcado por grande repercussão no Brasil e no mundo. Com temas atuais e de extrema importância para as áreas de recursos florestais, meio-ambiente e desenvolvimento sustentável. O FOREST contou nos últimos dez anos com a participação de 9.150 inscritos, incluindo 2.325 conferencistas de 41 países, com 1.652 trabalhos técnicos publicados em seus anais. O congresso objetiva, entre outras coisas:

• Promover o intercâmbio de informação e conhecimento entre profissionais de diferentes áreas por meio de discussão sobre o desenvolvimento sustentável das florestas do Brasil e no mundo, com especial ênfase com referência aos Ecossistemas do Cerrado, do Pantanal e da Floresta Amazônica, dentro de uma concepção técnica, política, científica, econômica e social.

• Analisar as políticas, legislações e diretrizes florestais e ambientais do Brasil e de outros países.

• Promover discussões sobre os conhecimentos relativos aos ecossistemas florestais brasileiros, notadamente com referência ao Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.

• Apresentar os progressos e avanços tecnológicos, analisando, sob a ótica empresarial, os procedimentos relacionados à industrialização e à comercialização dos produtos florestais, madeireiros e não-madeireiros do Brasil e do mundo.

• Difundir o estado da arte do desenvolvimento florestal e agroflorestal, alcançado em diferentes ecossistemas, com uma exposição de equipamentos, produtos tecnológicos e serviços florestais.

• Mostrar experiências bem-sucedidas da utilização de biotecnologias agroflorestais e agrícolas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da região Centro-Oeste.

TEMÁRIO PRELIMINAR DO FOREST2006

A agenda técnica do evento conferirá especial atenção aos projetos, estudos e pesquisas relacionados ao desenvolvimento ambiental, florestal, agroflorestal e agrícola dos Ecossistemas do Pantanal, do Cerrado e da Floresta Amazônica . O Cerrado tem presença marcante em extensas áreas da Região Centro-Oeste, além de outras regiões do país, totalizando cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, aproximadamente 24% da superfície do território brasileiro. Dentro dessa enorme área caberiam, por exemplo, os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Portugal, França, Grã-Bretanha, Holanda e Suíça.

Não obstante a extraordinária biodiversidade do Pantanal, do Cerrado e da Floresta Amazônica, somente nas últimas décadas os mesmos passaram a merecer a efetiva atenção de estudiosos do Brasil e do exterior. Durante o FOREST2006, autoridades, governamentais, ambientalistas, especialistas, profissionais, empresários, agricultores e outros interessados estarão discutindo e analisando, as potencialidades e as perspectivas de desenvolvimento ambiental/florestal do Pantanal, do Cerrado e da Floresta Amazônica, sob enfoques de natureza técnica, científica, política, econômica e social. Também serão apresentados os resultados dos estudos e pesquisas relacionados aos demais ecossistemas florestais brasileiros.

EXPOSIÇÃO DO FOREST2006 Uma grande exposição florestal e ambiental, aberta ao público, também é parte do evento. Uma especial atenção será conferida aos projetos, estudos e pesquisas relacionados ao Cerrado brasileiro.

Mais de 10.000 visitantes são aguardados em uma área de 7.000 m 2 no Pavilhão de Exposições do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, aberto gratuitamente a todos os interessados.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302483/visualizar/