Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 06 de Maio de 2006 às 08:58

    Imprimir


O vulcão Merapi, um dos mais ativos da Indonésia, voltou a expelir lava nas primeira horas deste sábado. O Gunung Merapi, ou Montanha Flamejante, é um dos vulcões mais poderosos no círculo de fogo do Pacífico vem ameaçando entrar em atividade há semanas. Apesar dos eventos deste sábado, os geólogos afirmam que o vulcão continua em fase três, a segunda mais alta na escala de medição da atividade vulcânica.

O monte Merapi é o vulcão mais ativo da Indonésia - país que tem a maior densidade de vulcões do mundo - tendo matado 70 pessoas em uma erupção em 1994 e 1.300 pessoas em 1930.

A Indonésia já removeu cerca de 1300 pessoas de perto do vulcão, mas as autoridades calculam que o número total de moradores da região seja de 14 mil pessoas, incluindo vilarejos nas províncias de Java Central e Yogyakarta.

Muitos dos deslocados são mulheres, crianças e idosos. Alguns dos moradores voltam a suas casas perto do vulcão para alimentar os animais, dizem autoridades locais.

Camponeses que moram nos declives e encostas do monte Merapi dizem que permanecerão firmes em suas casas até que a natureza dê seus sinais, ou até que o governo os force a sair. Muitos temem perder suas propriedades ou animais de criação se abandonarem o local.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302724/visualizar/