Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 05 de Maio de 2006 às 20:30

    Imprimir


A viagem da Orquestra de Câmara de Mato Grosso, primeira turnê internacional do grupo, começou às 5h30 de domingo (30). Os músicos estão no país vizinho para participar do VI Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana “Misiones de Chiquitos”. O evento promove, a cada dois anos, apresentações de grupos musicais de várias partes do mundo. Dentre estes está a orquestra mato-grossense, que representa o Brasil.

“A participação de Mato Grosso é muito importante na integração entre Brasil e Bolívia”, afirma o maestro Leandro Carvalho. “Acredito que essa iniciativa seja o principio de um ótimo relacionamento entre Mato Grosso e a Bolívia”.

Os dois ônibus saíram de Cuiabá levando 31 pessoas empolgadas e ansiosas com o que estava por vir. “Confesso que me dá um friozinho na barriga”, afirma Roberta Luz, cantora da Orquestra. “Conheço pouco sobre a Bolívia e a sua música e tenho certeza de que esta viagem será muito proveitosa para nós”.

Após um longo percurso, muita poeira e “uma paisagem surpreendentemente linda”, segundo Sandro Souza, baterista e percussionista do grupo, os ônibus chegaram a San Ignacio de Velasco, cidade base da comitiva. Na saída dos veículos uma multidão chamou a atenção de todos. “Em frente a praça da cidade, um grupo de bolivianos dançava e cantava para a platéia que se acotovelava para vê-los”, conta Jorge . “Foi uma imagem surreal, ótima recompensa após 18 horas de viagem”.

A primeira apresentação da orquestra foi realizada no dia seguinte (01), na Igreja Matriz de San Ignacio. A platéia de 180 pessoas estava atenta a cada música interpretada. Os sons das violas-de-cocho foram seguidos com curiosidade pelo público. “Adorei o som da viola pantaneira”, elogia Cecilia Aguilar, moradora de Santa Cruz de La Sierra, que viajou a San Ignacio para assistir as apresentações do festival. “Demorei dois segundos para entender que o som agradável que eu estava ouvindo saia daquele instrumento engraçado”. Durante a noite os músicos assistiram a uma apresentação de música temprana de um grupo argentino radicado na Holanda.

Na noite de terça-feira (02) foram duas apresentações da orquestra mato-grossense: a primeira, às 17hs30, em San Rafael, 40 km de San Ignacio. Foi nessa apresentação o momento mais especial para os músicos. Após a primeira meia hora de execução, durante a interpretação da música “Cuiabá 2005”, a luz foi cortada.

Os segundos sem saber o que fazer foram encurtados pela iniciativa das cerca de 30 crianças, que lotavam a parte da frente da igreja. Elas pegaram as velas que estavam distribuídas pela igreja e se posicionaram ao lado dos músicos, para que eles pudessem ler as partituras e continuar a apresentação.

“Eu não acreditava no que estava vendo”, lembra o músico inglês David Gardner. “Parecia um sonho todas aquelas crianças em pé, perto de nós, segurando velas para que pudéssemos ler as músicas. Nunca vou me esquecer disso”.

A energia retornou durante o bis de “Cuiabá 2005”, última música da apresentação. “Foi um momento mágico”, exclama Alejandro Rafael Mercado, violinista da Orquestra de San Rafael, um dos 200 espectadores do espetáculo.

A segunda apresentação da orquestra de Mato Grosso ocorreu em San Miguel, a 80 km de San Ignacio. A exibição dos músicos começou as 21 horas, na Igreja Matriz da cidade. As 150 pessoas que esperavam para assistir a apresentação ficaram concentradas, atentas a cada movimentos dos músicos.

“É incrível a diversidade de instrumentos e sons que eles conseguem fazer”, diz Isis Vaca, estudante local. “Eles parecem que vão tirar barulhos bonitos até das paredes. Amei!”. Isis está aprendendo a tocar violino há dois anos, e afirmou que vai se candidatar para tocar na Orquestra de Câmara de Mato Grosso. “Mas só quando eu estiver assim, boa que nem eles”, sorri.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302816/visualizar/