Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 05 de Maio de 2006 às 19:50

    Imprimir


A partir deste dia 5 e até o dia 14, todas as mães da capital mato-grossense poderão estar se embalando no som da Cia Sinfônica, no Goiabeiras Shopping, a partir das 19h, na Praça Central, que, nesta data especial, reproduz uma primavera atemporal exclusivamente para homenagear as mães. Os visitantes que tenham esta habilidade musical poderão igualmente tocar o piano e encantar suas mães ao vivo e a cores, entre as 10h e as 18h.

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio por causa do decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, mas já na Grécia antiga, encontra-se os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens à Deusa Reia, mãe comum de todos os seres, fazendo ofertas e oferecendo presentes.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias (entre 15 a 18 de março), eram realizadas festas em homenagem à Cibele, mãe dos deuses.

O caráter cristão e universal da celebração veio junto com os primórdios do cristianismo, tendo como figura central a Virgem Maria, mãe de Jesus. A comemoração mais semelhante a dos dias atuais – onde acontece a entrega de presentes – é encontrada na Inglaterra do século XVII, no chamado “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com o que fazemos atualmente.

Na modernidade, a homenagem ganhou uma data específica nos Estados Unidos, em 1904, por meio da americana Anna Jarvis, que queria criar um dia para homenagear a própria mãe pela sua exemplar atuação na prestação de serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson e, após, esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário, inclusive o Brasil.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302820/visualizar/