Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 05 de Maio de 2006 às 06:59
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


Mais de 185 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral de Mato Grosso no período de 1º de janeiro a 03 de maio de 2006. Somente nos últimos 10 dias os atendimentos registrados somaram 74,9 mil. Porém esses números ainda terão acréscimo, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estima que cerca de 16 mil requerimentos de alistamento eleitoral (RAE), preenchidos de forma manual, ainda não constam no sistema.

Até ontem a Seção de Estatística do TRE havia contabilizado 172,2 mil atendimentos em todo o Estado. A maior procura foi por transferência eleitoral, cujo número de atendimentos foi de 76.615. Em seguida vem a procura por inscrição eleitoral, com 56.728 novos eleitores. O número de revisões até ontem era de 31.071 e o de 2º Via chegava a 7.828.

No entanto, o coordenador da Seção de Estatística, Salomão de Souza Fortaleza, destaca que esse número vai sofrer alterações, uma vez que as informações de muitos postos eleitorais ainda não foram digitadas. “Como o cadastro fechou ontem (03/05) ainda não deu tempo de digitar todas as RAEs”, explicou.

O TRE tem até o dia 24 de maio para encaminhar os requerimentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fará uma auditoria para verificar possíveis irregularidades nos títulos eleitorais. “Só depois dessa auditoria, onde será feito o cruzamento dos dados, é que teremos o resultado oficial do eleitorado de Mato Grosso”, explicou o coordenador de Suporte do TRE, Franklanio Soares Maciel. O TSE tem até o dia 02 de julho para concluir a auditoria.

Desde o último cadastro eleitoral, realizado em 2005, quando houve o referendo sobre a comercialização de armas de fogo, até ontem, o eleitorado mato-grossense passou de 1.854.477 para 1.908.973 eleitores aptos a votar.

Desde ontem até 10 dias antes das eleições do dia 03 de outubro, o único serviço prestado pela Justiça Eleitoral ao eleitor será a emissão de 2ª Via de título eleitoral. Os serviços só serão retomados de forma integral após a totalização do pleito pelo TRE.

No último dia de atendimento, vários cartórios, postos eleitorais e centrais do eleitor estenderam o expediente até a madrugada em função da demanda. Esse foi o caso dos municípios de Sorriso e Primavera do Leste. Em Cuiabá e Várzea Grande o atendimento aproximou-se da madrugada em alguns locais. No posto eleitoral da Assembléia Legislativa houve atendimento até meia-noite. No Cristo Rei, até 20h. E na principal central, em Cuiabá, até 23h.

Os últimos dois dias somaram cerca de 28 mil atendimentos. Somente no dia 03, foram 16.447 atendimentos, mais do que o registrado nos três dias do final de semana prolongado (29, 30 e 1º de Maio), que totalizou 14.553 mil atendimentos.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303010/visualizar/