Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 10:54

    Imprimir


A Videofilmes, produtora do cineasta Walter Salles, decidiu processar por plágio o autor da novela "Cobras & Lagartos" (Globo), João Emanuel Carneiro.

Segundo Salles, o protagonista da trama, um motoboy interpretado por Daniel de Oliveira, foi plagiado de seu longa "Linha de Passe", com filmagens marcadas para o segundo semestre.

Carneiro --que já havia roteirizado dois filmes de Salles, "Central do Brasil" (1998) e "O Primeiro Dia" (1999)-- escreveu em 2003 a primeira versão de "Linha de Passe", baseado em idéia original do cineasta (leia cronologia no quadro ao lado). Nesse momento, o motoboy ainda não havia sido criado. O personagem foi desenvolvido depois pela cineasta Daniela Thomas e o roteirista George Moura. A nova versão foi lida por Carneiro, que fez comentários em um e-mail enviado a Salles, de acordo com o cineasta.

Em "Linha de Passe", o motoboy se apaixona por uma moça que toca flauta transversa. Na novela, o motoboy Duda tocaria flauta, ou seja, fundiria as características de dois personagens centrais do filme. Ele também se apaixona pela violoncelista Bel, outra semelhança com o longa.

Salles procurou a Globo, que regravou sete cenas da novela, trocando o instrumento por clarinete. Outra mudança: na estréia de "Cobras & Lagartos", em 24 de abril, Duda era um motoboy; nos capítulos seguintes, é demitido da empresa, e vira um motociclista, descrito no site da novela como "jovem apaixonado por motocicletas, que participa de competições de motociclismo.

As alterações não foram suficientes, na avaliação de Salles, que afirmou à Folha em nota publicada na semana passada: "É difícil descrever a sensação que se tem quando um trabalho desenvolvido por um grupo de pessoas ao longo de quatro anos é colocado em risco de forma tão irresponsável. A tristeza é ainda maior quando a rasteira é dada por um ex-colaborador".

Danos De acordo com Maurício Andrade Ramos, executivo da Videofilmes, Carneiro será notificado judicialmente por plágio. "Após o oficial de justiça entregar a notificação, ele deverá se pronunciar em dez dias sobre reparação ou indenização", afirmou.

Os cineastas Salles e Thomas, em notas enviadas à Folha e publicada na semana passada, haviam cogitado a possibilidade de refazer o roteiro de "Linha de Passe" e até de suspender o filme.

De acordo com Ramos, o destino da produção ainda está sendo discutido.

Outro lado

Informada sobre o processo pela Folha, a Central Globo de Comunicação (CGCom), afirmou, por e-mail que a rede "não comenta possibilidades, apenas fatos concretos". "A posição conjunta, da emissora e do autor, continua valendo."

A CGCom se refere à resposta dada na semana passada: "Quando a Globo tomou conhecimento desse questionamento junto ao nosso autor, vários capítulos já estavam gravados. Por amizade e respeito a Walter Salles, chegamos --em comum acordo-- a uma solução, regravando cenas. Acreditamos que, quando entrarem no ar as mudanças que aceitamos fazer para contornar esse mal-entendido (e acertadas diretamente com Walter), a situação será definitivamente superada".

A Folha deixou recados na secretária eletrônica de Carneiro, que não retornou.





Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303167/visualizar/