Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 08:42
Por: Adriana Mendes

    Imprimir


Durante a 13° Festa Internacional do Pantanal, realizada entre 26 a 30 de abril, 105 mil pessoas visitaram o Centro de Eventos, em Cuiabá. Pela primeira vez em eventos realizados no local, os portões tiveram de ser fechados porque o estacionamento estava lotado.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis, destacou o trabalho da equipe da Sedtur e dos parceiros no evento. “Sem o envolvimento e a dedicação de todos seria impossível à realização desta grande festa mato-grossense”, ressaltou.

A Festa do Pantanal contou com a participação de 71 municípios de Mato Grosso e também de delegações do Peru, Bolívia e Paraguai. Foram montados 117 estandes apresentando as potencialidades turísticas, a cultura e culinária do estado. A contagem do número de pessoas na festa foi feita pela empresa Indústria de Eventos, responsável pela organização.

Cerca de 300 pessoas participaram da reunião de avaliação realizada no último domingo (30/04). “ A festa foi um sucesso e estão todos de parabéns” , disse a secretária de turismo de Poconé, Nilva Zeitoum.

Um total de 853 pessoas participaram das palestras e oficinas realizadas durante os cinco dias de evento. Neste ano foram abordados temas diferenciados como o turismo especial (portadores de necessidades especiais, GLS e grupo da melhor idade ) turismo rural , de aventura e eventos. Estudantes de Turismo de faculdades de Cuiabá e Várzea Grande acompanharam os debates.

Segundo a estudante de turismo, Suely Matara Padilha, a Festa do Pantanal foi um “grande laboratório para quem estuda nesta área”. Quem participou do evento pela primeira vez também aprovou, como no caso da consultora de moda, Clarice Auxiliadora.” A festa foi uma surpresa pra mim, acho que vai dar ótimas idéias para quem trabalha com moda”, disse a consultora.

Gastronomia

O formato inovador do Salão de Gastronomia conquistou o público da 13° Festa Internacional do Pantanal. “ Esse foi com certeza um grande diferencial do evento”, afirmou Cássio Santos, coordenador do salão.

Um dos estantes mais movimentados foi o de São Benedito que tinha previsão inicial de vender 1 mil pratos durante a Festa do Pantanal e no final contabilizou cerca de 2.500 mil pratos. A tradicional culinária cuiabana com Maria Isabel (arroz com carne seca) , farofa de banana e feijão empamonado, fez com que se formasse grandes filas no local.

“Foi cansativo mas muito gratificante” , disse o rei da Festa de São Benedito/2006, Joaquim Curvo, que durante todo evento contou com participação da rainha Leda Sguarezi e festeiros. O dinheiro arrecadado será revertido para a festa deste ano, que será realizada de 29 de junho a 02 de julho.

O município de Poconé montou um estande para comercialização de pratos regionais feitos com peixe como pintado, pacu e inclusive jacaré. O coordenador do estande, Laerte Arruda, também ficou satisfeito com o resultado. “Vendemos tudo o que tínhamos”, disse Arruda.

A organização do Salão da Gastronomia foi destacada pela proprietária da Geometria do Pastel. “ Nota dez para a cozinha, espero que todo evento continue assim”, disse Sabrina Lemos Arruda ressaltando que vendeu 30% a mais na festa do que o esperado.

A cozinha comunitária montada pelo Sebrae teve o acompanhamento de duas nutricionistas especializadas em segurança de alimentos. Na Festa do Pantanal treze restaurantes utilizaram a mesma cozinha recebendo acompanhamento e orientações necessárias, 25 pessoas trabalharam no local.

Cultura

A diversidade de grupos culturais que participaram da 13° Festa do Pantanal também foi outro destaque do evento. Na abertura, os índios do Xingu tocaram o hino nacional juntamente com a Orquestra de Câmara de Cuiabá. Na Festa do Pantanal as crianças se encantaram com o disco voador que foi montado no salão de entrada.

Outro grande marco foi a participação do grupo da Cavalhada de Poconé, que desfilou pelas ruas da capital. É difícil o grupo deixar a cidade para se apresentar em outro município, mas os integrantes aceitaram o convite e não mediram esforços para marcar presença. “ Eu nunca tinha visto o grupo e nem sabia que era tão bonito” , disse a dona de casa, Maria Auxiliadora.

A “dança das garrafas” apresentada pelo grupo folclórico do Paraguai, Andanzas de La Academia Elizabeth Vinader, chamou atenção por equilibrar até oito garrafas na cabeça. A 13° Festa Internacional do Pantanal também contou com apresentações dos mascarados (Poconé), grupo Chalana (Cáceres) e os Catireiros do Araguaia (Barra do Garças).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303224/visualizar/