Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 02 de Maio de 2006 às 14:11

    Imprimir


O aquecimento do clima está provocando cada vez mais o derretimento das geleiras tibetanas, que perderam 7% de seu volume, ocasionando a desertificação e tempestades de areia no norte da China, informou nesta terça-feira a agência Nova China.

Os dados recolhidos nos últimos quarenta anos mostram que uma aceleração do derretimento dos gelos do planalto de Qinghai-Tibet, conhecido como "Teto do Mundo", gera a erosão dos solos e, ao final, a "maior seca, desertificação e tempestades de areia", analisou Dong Guangrong, um especialista da Academia de Ciências chinesa citado pela agência estatal.

O planalto do Himalaia (oeste) conta com 47% das geleiras chinesas que servem de fonte para inúmeros rios asiáticos, como o Yangtzé, o Rio Amarelo, o Brahmaputra ou o Mekong.

O norte da China, incluindo Pequim, sofreu treze tempestades de areia neste ano, atribuídas à desertificação do noroeste do país.

Em 17 de abril cerca de 336.000 toneladas de poeira e areia caíram sobre a capital, provocando uma forte poluição, segundo estimativas oficiais.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303591/visualizar/