Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 02 de Maio de 2006 às 11:01
Por: Orlando Morais

    Imprimir


Vila Bela da Santíssima Trindade, MT - O arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton Santos, conduz neste momento uma missa campal ao lado das ruínas da antiga Igreja Matriz de Vila Bela da Santíssima Trindade (500 km a Oeste de Cuiabá).

A praça principal da cidade está lotada - e os moradores há pouco receberam calorosamente a visita do governador Blairo Maggi, secretários de Estado e outras autoridades - com danças e cantos tradicionais e comidas típicas.

Com a cobertura a proteger as ruínas da antiga igreja, o Governo do Estado espera preservar uma parte importante da História da primeira capital de Mato Grosso e, com isso, dar à população local um motivo de orgulho e uma oportunidade para se desenvolver a partir do turismo religioso e cultural.

Segundo Dom Milton, a estrutura que agora protege a história de Vila Bela deve servir de símbolo da estrutura da fé que cada um deve carregar em si. Até o momento, Vila Bela é um município de poucas alternativas econômicas e é comum os jovens deixarem a cidade em busca de emprego em cidades vizinhas, como Pontes e Lacerda, ou mesmo em Cuiabá.

"Este é apenas o começo de uma grande ação governamental em Vila Bela", diz o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira. "A partir de agora cabe ao poder público municipal e aos vilabelenses tirarem proveito de uma obra grandiosa e única no Brasil".

Segundo o secretário, Vila Bela também pode explorar o turismo ecológico, pois o município está localizado no Vale do Rio Guaporé, onde é possível encontrar sinais dos três ecossistemas de Mato Grosso: Floresta, Cerrado e Pantanal.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303637/visualizar/