Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 01 de Maio de 2006 às 15:03

    Imprimir


Os trabalhos desenvolvidos pela Associação Artesãos Dom Bosco, do município de General Carneiro (450 km a Leste de Cuiabá), e os índios xavantes da aldeia de Sangradouro chamaram a atenção no estande, durante a 13ª Festa Internacional do Pantanal.

A associação é mantida pela Ong Operação Mato Grosso - fundada por italianos desde 1984. A entidade visa a atender jovens adolescentes oferecendo técnicas para a produção de artesanato. A Ong atende também aos municípios de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), Poxoréu (251 km a Oeste de Cuiabá), além de São Salvador e Paranã, ambos do Estado de Tocantins.

Alguns dos produtos feitos pelos integrantes da Operação Mato Grosso são: cerâmica; tecelagem; bordado artístico e confecções; esculturas em madeira; móveis entalhados e marchetados; quadros; vitrais tradicionais; mosaico e vasos, entre outros.

Segundo o secretário de Cultura e Meio Ambiente de General Carneiro, Valdeli Forte Ferreira, os jovens da Associação Artesãos Dom Bosco procuram retratar no artesanato os desenhos indígenas. No estande do município foi destacado também o aniversário de 100 anos da aldeia Sangradouro, que será comemorado no dia 24 de maio.

O artesanato em argila é feito por 54 meninas da associação. Ivete Almeida Brito foi aluna e agora é uma das coordenadoras da entidade. De acordo com ela, os trabalhos são produzidos de maneira particular, são únicos. Nas cerâmicas são utilizadas argilas vermelha e branca (que serve para colorir o artesanato).

Este ano a associação de General Carneiro vai fazer a exposição, “Cores da Terra”, no Centro Cultural de Brasília, de 19 a 21 de maio. “Pra gente é um caminho que está se abrindo. É uma maneira de dar a nós uma oportunidade”, ressaltou Brito.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303752/visualizar/