Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 30 de Abril de 2006 às 17:10

    Imprimir


O grupo “Agente Jovem”, do município de Indiavaí (380 km de Cuiabá), chamou a atenção dos visitantes da 13ª Festa Internacional do Pantanal, na noite de sábado. Caracterizados de índio, os 15 dançarinos fizeram uma homenagem à cidade na “Dança da Terra”.



Segundo a coordenadora Maria da Conceição Nunes, é a segunda vez que o grupo participa da Festa do Pantanal. “É uma grandeza divulgar nossa cidade e é um incentivo para os dançarinos”, destaca ela. Na dança o grupo faz referências históricas e geográficas à cidade do período anterior à colonização.

Além deste grupo, outros treze participaram do evento, como “Sombras”, do município de Nova Lacerda; “Grupo Folclórico do Engenho”, de Acorizal; declamação de poesia de Isis Carla, de Cuiabá; Grupo Indígena, de Colíder; “Os Catireiros do Araguaia”, de Barra do Garças; “Vera Capilé e Abel”, de Cuiabá; “Fragmentos de Vida”, de Alta Floresta; “Folia dos Reis”, de Guiratinga; “Grupo Artístico Cultural Chalana”, de Cáceres; “Caximir”, de Cuiabá, e “Anselmo e Rafael”, também de Cuiabá.

Composto por integrantes da mesma família o grupo “Catireiros do Araguaia”, de Barra do Graças (509 km de Cuiabá), retratam nas músicas as belezas do sertão e a importância da preservação da união familiar. Estão aguardando o lançamento do segundo CD para este ano.

O grupo “Chalana”, de Cáceres (225 km de Cuiabá), existe há 14 anos e tem a preocupação de mostrar o folclore mato-grossense. “Nossa idéia é incentivar os jovens para participarem do folclore mato-grossense”, afirmou o coordenador Luiz Antônio Tolotti. Ele ressaltou que o grupo já esteve em vários países e que, inclusive, em julho deste ano eles representarão o Brasil no Festival Internacional de Folclore da Ásia.

“O grupo Folia dos Reis, de Guiratinga, mostrou o resgate da tradição que se perdeu no tempo”, afirmou a bancária aposentada, Carmem Francisca Leal.

Os índios Bakairi, do município de Guiratinga (328 km de Cuiabá), apresentaram danças que simbolizam o batizado ao “milho”. Segundo o coordenador Evandro Mahuaiaua, os índios já se apresentaram em outros países como a China, Bélgica e Alemanha.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303826/visualizar/