Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 29 de Abril de 2006 às 07:28

    Imprimir


Se por um lado o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, afirma que uma aliança com o PSDB em nível nacional é difícil, a aproximação com o PDT e com o PV está a cada dia mais forte. Nesta quarta-feira (26), uma reunião entre os três partidos, mais o PSOL, selou acordos para a atuação conjunta dessas siglas no Congresso e na apresentação de uma proposta alternativa à bipolarização PT e PSDB/PFL.

Em entrevista ao Diário, Freire, que é pré-candidato à Presidência da República, afirmou que as conversas com os partidos de esquerda estão avançadas, porém ainda não há uma definição em torno de alianças porque os três partidos possuem pré-candidatos à Presidência. Além de Freire, o senador Cristóvão Buarque (PDT) e a senadora Heloísa Helena (PSOL) estão trabalhando uma candidatura à sucessão do presidente Lula (PT).

Porém o dirigente não descarta uma candidatura única que represente as quatro forças. “O PT e o PSDB são a mesma coisa, tem a mesma política econômica e social”, tem afirmado Freire ao defender uma terceira via representada por estes partidos para romper com a bipolarização protagonizada por Geraldo Alckmim, pré-candidato do PSDB a presidente, e pelo presidente Lula.

O posicionamento de Freire deixa mais distante a possibilidade de o governador Blairo Maggi apoiar a candidatura de Geraldo Alckmim, como tem manifestado que é a sua vontade. Com a manutenção da verticalização, isso só seria possível se os dois partidos estivessem juntos em nível nacional ou se o PPS não integrasse aliança majoritária, deixando o partido livre nos estados.

Em matéria divulgada em nível nacional, Freire avaliou que uma terceira via nas eleições de 2006 é uma cobrança da sociedade. “Quem não ouve, diariamente, as pessoas reclamando que não têm em quem votar, que não querem mais o PT nem o PSDB ou o PFL? Esse é o maior sinal de que a experiência de ambos os governos foi desastrosa, de que essas forças falharam e decepcionaram milhões de cidadãos”, afirmou.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB) confirmou que, por enquanto, não existe um entendimento entre o PSDB e o PPS. “O PSDB até acha importante ter o PPS e o PDT para ganhar em primeiro turno e tem tentado um entendimento; mas até onde sabemos, o Roberto Freire é candidato”, ponderou.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304062/visualizar/