Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 23:00

    Imprimir


Na semana da comemoração do 258º aniversário do Estado de Mato Grosso, Cuiabá vai receber exposição sobre a história da colonização japonesa no Estado destacando as lutas, conquistas destes imigrantes que chegaram na década de 50 para desbravar os rincões do nortão mato-grossense. A colônia japonesa construiu a sua história de superação e perseverança na Gleba Rio Ferro, atual município de Feliz Natal onde puderam reproduzir suas tradições, costumes e crenças de seu país de origem.

A exposição tem a coordenação da professora Aldina Cássia Fernandes da Silva e será retratada com o titulo “Nas Trilhas da Memória - os Japoneses, na História de Mato Grosso”, uma valiosa contribuição e presente ao público que comparecer ao Parque Massairo Okamura, de 04 a 09 de maio, numa oportunidade para apreciação de toda a trajetória dos imigrantes japoneses em viagem memorável ao tempo por intermédio de 50 fotografias, além da mostra de roupas, brinquedos e objetos típicos, os segredos da arte japonesa (origami e ikebana), acervo de documentos históricos e mapas de Mato Grosso, parte deste material disponibilizados pelo Consulado Geral do Japão de São Paulo e pela família Matsubara.

Também vão ser expostos peças do vestuário tradicional japonês e peças referentes ao Dia dos Meninos, que é uma festa tradicional japonesa comemorada sempre no início de maio.

No roteiro de atividades também está prevista, a apresentação artística de japoneses e descendentes da Associação Nipo-Cultural de Várzea Grande e Cuiabá e de um festival de pipas confeccionadas conforme a tradição japonesa. No local, os visitantes poderão conhecer um mobiliário característico que pretende recriar um ambiente oriental.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304100/visualizar/