Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 14:04

    Imprimir


A inauguração da cobertura das ruínas da igreja matriz de Vila Bela da Santíssima Trindade, no próximo dia 2, marcará o início da Semana de Mato Grosso, evento criado pelo Governo do Estado para comemorar o aniversário de criação da capitania, em 9 de maio de 1748. Até esta data, Mato Grosso era subordinado à capitania de São Paulo, passando então a ter autonomia político-administrativa.

O resgate da data de aniversário e sua introdução no calendário de comemorações de Mato Grosso é uma proposta do Governo do Estado, com o objetivo de despertar o sentimento cívico dos mato-grossenses e popularizar a data, muito pouco lembrada. O governador Blairo Maggi tem reiterado várias vezes que é necessário que o povo de Mato Grosso valorize sua história e nada melhor do que começar por festejar esta importante data.

A cobertura das ruínas da igreja matriz foi iniciada há quatro meses, executada pela Secretaria de Estado de Cultura, é um projeto do Governo do Estado com a participação de parceiros como o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e Banco do Brasil. A inauguração acontecerá a partir das 8 horas, com uma missa a ser celebrada pelo arcebispo de Mato Grosso, Dom Milton Antonio dos Santos.

A solenidade de inauguração terá a participação do governador Blairo Maggi, do secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, demais secretários de Estado, parlamentares e outros convidados. Também estão previstas várias atrações culturais. A programação deve durar o dia inteiro com apresentações pelo Projeto Caminhão da Cultura e ainda com atividades das outras secretarias do Estado.

“Preservar o Patrimônio Cultural é uma maneira de manter viva a história do povo vilabelense, e de transformar as ruínas como palco de um museu aberto, tornando isso acessível a toda população do município”, observou o secretário João Carlos. “As ruínas são um dos mais importantes monumentos históricos de Mato Grosso. Portanto, sua preservação também é importante para a memória de Mato Grosso”, emendou.

A cobertura das ruínas faz parte do projeto Fronteira Ocidental desenvolvido em Vila Bela da Santíssima Trindade, apoiado pelo Governo de Mato Grosso e coordenado pelo arqueólogo Paulo Zanettini. O trabalho está sendo feito pela Multimetal. A cobertura abrange uma área de 3.065 metros quadrados. O material utilizado é todo de aço com propriedades anticorrosivas. São aproximadamente 208 toneladas de estrutura tubular.

A obra vai otimizar o potencial turístico de Vila Bela da Santíssima Trindade e região. “A cidade vai ganhar um grande impulso em termos turísticos”, festejou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Elmo Almeida Souza, que esteve nesta quarta-feira em Cuiabá, acompanhado do gerente de Cultura, Jônice Aparecido Marques de Almeida, do vereador Everaldo Coelho de Brito e do empresário Édio Dias dos Santos.

A comitiva veio participar de reunião com o secretário adjunto Toco Palma, que coordena a comissão da Semana de Mato Grosso, pela SEC. “Está tudo pronto para a inauguração”, informou Elmo. “Já estamos nos preparando para a festança de julho, pois a cobertura das ruínas vai atrair ainda mais turistas para a cidade”, complementou, se referindo às festas do Congo, do Chorado e de santos que atraem milhares de turistas para a cidade nos meses de junho e julho.

Aniversário de Mato Grosso

A criação da capitania de Mato Grosso representou para o governo português um marco na ocupação do território sul-americano, além Tordesilhas. Por este Tratado, assinado entre Portugal e Espanha em 7 de junho de 1494, o território de Mato Grosso pertencia à Espanha. Após o avanço da conquista do território, competindo com as investidas espanholas e sendo atraídos pela descoberta de ouro, bandeirantes e aventureiros acelerando o povoamento. Assim Portugal expande seus domínios e cria a capitania de Mato Grosso em 9 de maio de 1748.

A criação de Mato Grosso enquanto unidade político-administrativa independente de São Paulo ocorre 29 anos após a fundação de Cuiabá, ocorrida em 1719. Desta forma, pode-se considerar que, oficialmente, a capital do Estado é, curiosamente, “mais velha” que ele próprio. Depois de fundada a capitania na época do Brasil colônia, Mato Grosso foi transformado em província, no período imperial, e em seguida chamado Estado, com a instituição da República.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304169/visualizar/