Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 16:38
Por: Camila Tardin

    Imprimir


município de Gramado (RS). O palestrante e diretor artístico do projeto, padre Elói Antônio Sândi, falou sobre a história da cidade e do trabalho desenvolvido pelo “Natal Luz”, que é conhecido nacionalmente como um exemplo de evento natalino.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveria Assis, cumprimentou o palestrante e disse que já esteve em Gramado e ficou impressionada com o trabalho desenvolvido no Natal da cidade. “Estive lá duas vezes e assisti ao espetáculo do Lago, o Natividade, e chorei. Naquele momento entendi que o turismo se faz com a integração das pessoas da cidade”, ressaltou a secretária.

O padre Elói mostrou fotos de Gramado e da decoração aplicada durante “Natal Luz”. O projeto existe há 20 anos e é desenvolvido sempre nos meses de novembro até o início de janeiro. Neste período, toda a cidade se enfeita de artigos natalinos e com o aproveitamento reciclável de garrafas peti.

A cidade foi estruturada por descendentes de alemão e italiano. Por causa do clima frio e da predominância de montanhas, as casas foram construídas com pedras e madeiras. E a tradição gastronômica ficou por conta dos italianos. Segundo o padre, “quem vai para Gramado fica em casa de alemão, come comida italiana e toma vinho brasileiro”.

Para a estudante de turismo, Ana Beatriz Machado Araújo, “é bastante interessante a idéia de trazer casos de sucesso como exemplo, para assim desenvolver mais o nosso turismo”. Ela lembrou da decoração natalina feita em dezembro, no Parque Mãe Bonifácia, “a gente tem como usar o exemplo dele no parque como teve no ano passado”.

O expositor do município de Campo Verde, Gildo Marcolino de Lima, ressaltou a importância de se apresentar diferentes tipos de turismo para o conhecimento da população. “Eu tenho uma visão mais do que é o turismo rural. Acho importante esse tipo de debate, que são várias opiniões”, afirmou o expositor.

Diferente da diretora da Uned (União de Ensino de Diamantino), Angélica Carneiro, que já prestigiou três vezes o “Natal Luz”, ela assistiu a palestra com o propósito de descobrir o segredo do projeto que a encantou. “Como o padre disse, o segredo para trabalhar tudo isso é dedicação e amor”, destacou Carneiro.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304281/visualizar/