Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 14:42

    Imprimir


localidades e 12 distritos às margens do rio Danúbio, na maior inundação registrada no país nos últimos 111 anos, informou hoje o Ministério de Administração e Interior (MAI) da Romênia.

O mais atingido é o distrito de Dolj, onde ainda há 9.500 pessoas evacuadas. Centenas de pessoas da região voltaram para casa após o escoamento parcial da água.

Em seguida, aparecem os distritos de Calarasi, com 5.050 evacuados, Tulcea (800), Constanza (410) e Braila (103), de acordo com a informação divulgada pelo ministério.

A maioria dos desabrigados (57%) está sendo atendida em escolas, hospitais e barracas.

Uma apuração provisória do MAI indica que, ao longo dos 1.075 quilômetros do curso romeno do Danúbio, 1.775 casas estão embaixo d''água. Delas, 326 foram totalmente destruídas e outras 130 estão prestes a desabar.

Também estão inundadas 4.600 construções anexas às fazendas e 61 "instalações econômico-sociais", entre elas os três portos de Galati, as zonas francas de Galati e Braila, os estaleiros Damen de Galati e as alfândegas de outros portos.

Quanto à infra-estrutura, 6,5 quilômetros de estradas nacionais e mais de 500 quilômetros de vias regionais ficaram intransitáveis e 150 pontes foram destruídas.

O Ministério da Agricultura da Romênia informou que mais de 60 mil hectares de cultivos agrícolas ficaram alagados.

Na madrugada de hoje, 500 moradores de Ostrov (Tulcea) fugiram em busca de abrigo seguro, após salvar cerca de quatro mil animais.

Ontem, mais de cinco mil pessoas de quatro localidades precisaram abandonar suas casas.

As autoridades alertaram hoje para três novas fendas de 50 a 80 metros em um dique transversal que protege uma área agrícola de 12 mil hectares entre Dabuleni e Corabia, no sul do país.

O governador regional local destacou que, desde a noite passada, desistiu de recompor este dique devido ao risco de ruptura, e previu que os danos serão muito grandes, porque destruirão valiosas instalações de irrigação.

Várias organizações de todo o país enviaram ajuda aos desabrigados e começam a chegar doações do exterior. O Governo aprovou uma primeira contribuição de emergência no valor de 11 milhões de euros.

O fluxo do rio Danúbio no ponto de entrada na Romênia diminuiu 300 metros cúbicos por segundo nas últimas 12 horas, até chegar a 14.260 metros cúbicos por segundo, nível que supera duas vezes os valores normais.

Na semana passada, o maior rio da Europa depois do Volga cresceu 15.800 metros cúbicos por segundo, nível só registrado durante as catastróficas inundações de 1895.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304299/visualizar/