Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 06:45
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


A candidatura do deputado federal Welinton Fagundes (PL) ao Senado Federal na chapa encabeçada pelo governador Blairo Maggi (PPS) voltou a ser discutida na noite de terça-feira em um jantar na residência de Fagundes em Brasília. Estiveram presentes os deputados federais Pedro Henry (PP), Ricarte de Freitas (PTB) e cerca de 40 prefeitos que participam da IX Marcha dos Prefeitos. A hipótese vem sendo discutida como alternativa ao nome de Pedro Henry, que desistiu da senatória após ser denunciado pelo Ministério Público Federal por envolvimento no chamado “mensalão”.

Welinton Fagundes afirmou que a candidatura majoritária não é o projeto principal do partido, mas admitiu a possibilidade de assumir a vaga deixada por Henry. “Posso até ser candidato, mas desde que seja ouvido na elaboração do plano de governo e tenha o apoio da maioria dos prefeitos”, condicionou.

No entanto, Fagundes reiterou que a condição do PL é a garantia nas eleições proporcionais em função da necessidade de cumprir a Cláusula de Barreiras.

Por esse motivo a direção nacional no PL liberou os estados para fazer as coligações mais convenientes, a fim de alcançar o percentual exigido. “Nós não exigimos a majoritária, mas poderemos participar”, afirmou ao observar que essa possibilidade vem surgindo com o passar dos dias entre os partidos. “Não estamos pedindo nada além de um bom espaço nas discussões para o programa de governo e a priorização das eleições proporcionais”, ressaltou Fagundes.

O deputado Pedro Henry afirmou que não houve nenhuma manifestação contrária a uma eventual candidatura de Fagundes ao Senado. Segundo o congressista, os prefeitos ficaram de discutir a proposta com as suas respectivas bases.

PROPORCIONAL -- A candidatura de Welinton Fagundes ao Senado passaria pelo entendimento dos partidos na chapa proporcional. “A intenção é formarmos uma chapa única para federal, incluindo o PPS”, disse Henry.

As primeiras conversas com o governador Blairo Maggi sobre o assunto aconteceram no último final de semana, durante uma viagem à região do Araguaia.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304419/visualizar/