Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 25 de Abril de 2006 às 16:45
Por: André Xavier

    Imprimir


O Governo do Estado lançou na manhã desta terça-feira (25.04) o primeiro Centro de Capacitação em Reciclagem de Mato Grosso. A criação do centro, que tem como objetivo ser alternativa de renda e instrumento de preservação ambiental é fruto de uma parceria com a empresa Aleris Latasa S/A e o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), uma entidade sem fins lucrativos fundada há 10 anos que congrega diversas empresas.

O lançamento ocorreu na Fiemtec, em Cuiabá, e contou com a participação do secretário-adjunto de Desenvolvimento da Sicme, José Epaminondas Mattos Conceição e a secretária-adjunta da Setecs, Neide Mendonça, o diretor executivo da Cempre, André Vilhena, dentre outros.

O evento foi aberto com informações sobre resíduos sólidos e o mercado de reciclagem no Brasil. A apresentação foi feita pelo diretor-presidente da Aleris Latasa S/A, José Roberto Giosa, aos líderes comunitários e agentes do governo.

De acordo com José Roberto Giosa, o funcionamento do centro em parceria com o Governo do Estado e o Cempre é uma experiência inédita no país, onde a empresa possui 14 unidades. “Com a capacitação e organização dos trabalhadores em cooperativas, o material processado ganha mais valor e terá melhor qualidade, além de ser uma atividade lucrativa, onde o trabalhador pode obter uma renda de até R$ 2 mil por mês”, ressaltou.

Segundo José Epaminondas, a criação do centro é de fundamental importância para o Estado. “O projeto tem caráter social, na medida em que capacitará, organizará e oferecerá aumento de renda aos trabalhadores desta atividade e ao mesmo tempo, tem caráter ambiental, pois conscientizará para a importância da reciclagem de resíduos sólidos para o meio ambiente”, destacou.

Na opinião do diretor presidente do Cempre, André Vilhena, a instituição irá preparar as aulas que serão repassadas por técnicos da Aleris Latasa para capacitar pessoas das grandes cidades de Mato Grosso, a partir de Cuiabá e Várzea Grande para que esses se transformem em multiplicadores dessa atividade econômica. “Na verdade vamos passar noções de como gerir o negócio da reciclagem, capacitando os catadores em aspectos como segurança e higiene no trato com os materiais recicláveis”, explicou.

A idéia é ministrar aulas práticas e teóricas para grupos distintos envolvidos no assunto. O primeiro módulo de capacitação será dirigido às cooperativas de catadores, entidades beneficentes, associações de moradores e clubes de serviço. Os demais módulos serão aplicados aos funcionários de prefeituras, organizações não governamentais e também para professores das redes de ensino público e formadores de opinião, como jornalistas, políticos, entre outros e aos poucos ir interiorizando essas informações.

O centro já funciona em caráter experimental desde outubro de 2005, em Cuiabá, com o apoio do Governo do Estado, que cedeu as instalações em caráter de comodato, na antiga sede do clube da Sanemat, à rua Padre Jerônimo Botelho, 636, bairro Dom Aquino, em Cuiabá (Fone 3623-0076). No local são processadas latinhas de cervejas e refrigerantes, garrafas plásticas PET, papel e papelão, embalagens longa vida, vidros, entre outros. A empresa paga R$2,50 pelo quilo da latinha.

Depois do lançamento, os diretores da Aleris e do Cempre fizeram uma visita de cortesia ao governador Blairo Maggi.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304703/visualizar/