Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 23 de Abril de 2006 às 21:50

    Imprimir


Poxoréu, MT - O governador Blairo Maggi encerrou uma semana de trabalho prestigiando o Encontro de Violeiros de Poxoréu, que reúne profissionais da viola de todo o país. Acompanhado a primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, e de vários secretários, Maggi chegou a Poxoréu (251 km ao Sul de Cuiabá) no fim da tarde de sábado (22.04) procedente de Água Boa.

“Rodamos quase 500 quilômetros nestes dois dias em que estivemos no Araguaia e estamos terminando o dia aqui em Poxoréu. O município está fazendo escola e outras cidades como Itiquira e Rondonópolis também já fizeram eventos semelhantes. Estamos pensando em apoiar festivais regionais começando primeiro na região Sul. Mas a final será sempre em Poxoréu, pois foi aqui que nasceu o Festival da Viola”, disse o governador.

Durante a semana Maggi esteve em Rondonópolis participando juntamente com outros secretários da Agrishow Cerrado 2006. Ele despachou durante dois dias no estande do Governo, onde conversou com empresários e produtores. Na sexta-feira e no sábado o governador foi para o Araguaia, onde lançou as obras de asfaltamento num trecho da BR-158 e também visitou os municípios de São Félix do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Nova Xavantina e Água Boa, onde inaugurou várias obras, como conjuntos residenciais, hospital, e lançou a construção de quadras de esporte e escolas e também participou no Mega Leilão da Estância Bahia em Água Boa.

Em Poxoréu, Maggi, acompanhado do prefeito Antônio Rodrigues, secretários, prefeitos e políticos da região se dirigiu até o Paço Municipal onde durante dois dias foi realizado o 4° Encontro de Violeiros, que reuniu estrelas nacionais da música de viola, como as duplas Carreiro e Carreirinho, Delley e Dorivan, Goiano e Paranaense, Marcos Violeiro e Adalberto, Paulo Cruz e Eduardo, Zé Mulato e Cassiano, Aurélio Miranda e Gabriel, João Mulato e João Carvalho, Inezita Barroso, Cacique e Pajé, Zé Antônio e Divaney, entre outras duplas.

Foi o terceiro ano consecutivo em que o governador Blairo Maggi esteve presente ao evento que já se firmou no calendário musical do estado. O encontro tem o apoio do Governo do Estado por meio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento do Turismo. “O governador, quando esteve aqui pela primeira vez, deu um ânimo para que pudéssemos continuar. Maggi tem ajudado o município não apenas na área da Cultura, mas também em importantes obras de infra-estrutura”, disse o prefeito Antônio Rodrigues. O prefeito também reconheceu o trabalho realizado pelo secretário de Estado de Cultura, João Carlos Ferreira. “A secretaria de Cultura tem investido na revitalização do patrimônio histórico da cidade”, afirmou.

Maggi foi homenageado pela menina Bruna Viola, que, aos 12 anos, mostrou que não se intimidou com a presença das estrelas da música de viola e subiu ao palco para mostrar seu talento. Bruna aprendeu sozinha a tocar viola e começou há cerca de um ano a cantar, inspirada em seus ídolos Breno Reis e Marcos Viola. “Vou cantar uma música em homenagem ao governador, à primeira-dama e ao meu pai”, disse Bruna, que cantou a música “Viola, minha Viola”, feita especialmente para ela pelo compositor Adilson Dias.

Segundo o pai Rogério Kamphorst e a mãe Ana Mara, a filha Bruna, que estuda na 7ª série do Colégio Dom João de Lara, em Cuiabá, foi quem mostrou interesse pela música, não é pressionada. “Nós apoiamos e ela está fazendo aula de canto. No ano passado ela cantou para milhares de pessoas durante a Expoagro, em Cuiabá”, contou Rogério.

Outra estudante, que foi eleita “vereadora-mirim” no Colégio Estadual Juracy Macedo, aproveitou a presença do governador no evento para fazer um pedido. “Os alunos estavam me cobrando. Então eu aproveitei e vim aqui pedir para o governador”, disse Laís Luana, 10 anos, estudante da 6ª série. O pedido dos alunos era um laboratório de informática e a cobertura da quadra de esportes. “O laboratório o governador disse que garante, mas a quadra é pra ver com a secretária”, adiantou Laís. O pedido da quadra foi feito, então, diretamente à secretária de Educação, Ana Carla Muniz, que integrava a comitiva do governador. “Já peguei os telefones para contato e vamos ver o que nós podemos fazer”, informou a secretária.

Convidado pela dupla Goiano e Paranaense, Maggi, a exemplo da menina Bruna, não se intimidou e também subiu ao palco. Só que acompanhado do ajudante-de-ordem e chefe de gabinete, major Eumar Novacki. Apoiados pelos profissionais, a nova “dupla” engrossou o coro cantando algumas músicas de sucesso. “É um privilégio para Mato Grosso ter um governador, que entre seus compromissos inclui o apoio à Cultura”, disse Goiano.

Também acompanharam o governador em Poxoréu os secretários Louremberg Nunes Rocha (Ação Política), Vilceu Marcheti (Infra-Estrutura), Moisés Sachetti (presidente do Detran), Homero Pereira (presidente da Famato), o ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, os prefeitos Getúlio Viana (Primavera do Leste), Ondanir Bortolini (Itiquira) e o deputado federal Welinton Fagundes.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305061/visualizar/