Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Abril de 2006 às 10:00

    Imprimir


O secretário nacional de Defesa Civil, coronel George do Carmo Pimentel, dissem ontem durante o Encontro de Prefeitos Mato-grossenses realizado pela AMM, que o Governo Federal fará uma análise dos pedidos de reconhecimento de situação de emergência de 49 municípios mato-grossenses, para depois decidir se os pedidos serão deferidos e as cidades atendidas com verbas federais.

As prefeituras solicitaram vistoria da superintendência da Defesa Civil, ligada à Secretaria Estadual de Meio ambiente (Sema) que já reconheceu a situação de emergência em 25 municípios e está fazendo a vistoria em 24 cidades.

A maioria dos municípios foi atingida por enchentes, inundações e enxurradas causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Entre elas, várias cidades da região Norte como Peixoto de Azevedo (691 km de Cuiabá), Paranaíta (851 km da Capital) e Denise(221 km a Médio-Norte).

Há também 12 municípios que sofreram com a estiagem. Alguns, como Alto Araguaia e Campo Verde tiveram dois processos homologados pela Sema, um devido a estiagem que prejudicou a produção de grãos e, depois, outro por causa das chuvas. “Vamos analisar de forma técnica e jurídica todos esses pedidos para que possamos fazer o reconhecimento", afirmou.

O secretário nacional explica ainda que são dois processos diferentes: o reconhecimento de situação de emergência e a solicitação dos recursos para fazer frente aos desastres naturais. "Caso os municípios não tenham condições de reabilitar os cenários e o Estado não consiga suplementá-los com recursos, o Governo Federal atenderá, na medida do possível”, ressaltou o representante da União.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305596/visualizar/