Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 07:13

    Imprimir


Com o intuito de levar a arte cinematográfica a um público que não tem livre acesso ao processo cultural, o Festival de Cinema e Vídeo põe em prática o Cinema Paradiso. A mostra acontece há dez anos e em 2006 contemplará três instituições a mais que no ano passado. As exibições começam nesta segunda-feira, dia 17 de abril, às 10:00 e às 19:00 horas no Pronto Socorro de Cuiabá.

Este ano o Cinema Paradiso visitará, além do Pronto Socorro de Cuiabá, o Abrigo Bom Jesus de Idosos, Unidade Prisional Feminina (Pascoal Ramos) e Sociedade Pestalozzi. O Hospital do Câncer, o Projeto Casa da Criança (Dom Aquino) e Casa do Albergado.

O Hospital do Câncer receberá duas sessões, uma para adultos e outra para as crianças do Lar da Criança. E uma sessão extra acontecerá na Casa Mãe Joana.

"Ano passado a resposta foi muito positiva, tanto que as pessoas queriam que retornássemos", informou o coordenador da mostra, Carlos Roberto Silva Figueredo. Ele disse que as expectativas para este ano são a melhores possíveis. "No contato antecipado que tivemos com as instituições, os coordenadores se mostraram muito animados por estarmos levando o projeto a elas, principalmente aqueles que já receberam o Cinema Paradiso", relatou.

As exibições do Cinema Paradiso têm o intuito de incluir socialmente esse público específico utilizando como instrumento o audiovisual. "Elas [as mostras] acabam sendo um diferencial no cotidiano dessas pessoas. Muitas instituições inclusive nos perguntam como fazer com que o projeto se torne permanente, fixo", finalizou Carlos.

Os filmes que serão exibidos nesta segunda-feira, no Pronto Socorro de Cuiabá são: Animando, de Marcos Magalhães, Futurologia, de Pedro Zimmermann, Cinemascope, de Fábio Yamaiji, Paixão, de Paulo Munhoz, Amigo Secreto, de Márcio Salem, Carlitos, de Wilton Araújo, Cavaleiro Jorge, de Otto Guerra, Amém, de Gustavo Russo e Thomas Larson.

Animando traz as várias técnicas de animação no cinema, em filme realizado em parte nos estúdios do National Film Board do Canadá.

O premiado diretor de Futurologia, Pedro Zimmermann recebeu, em 2005, o Kikito de Melhor Roteiro pelo longa Diário de um Novo Mundo no Festival de Gramado. Formado em Comunicação Social, atua como roteirista e diretor de cena desde 1994, quando seu roteiro para curta-metragem Jogos, de direção de Mariângela Grando, foi premiado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Em 2004, escreveu o roteiro de Segredo, série de ficção em sessenta capítulos produzida no Brasil pela Rádio e Televisão Portuguesa (RTP). Ainda em parceria com Leonel Vieira (de Segredo), adaptou em 2005 o roteiro do filme Royal Flush e dirigiu o curta-metragem 16mm Futurologia. Em parceria com a Panda Filmes, desenvolve o roteiro do filme Príncipe, obra a ser dirigida pelo cineasta carioca Jayme Monjardim.

O curta Cinemascope é uma animação inusitada que apresenta a história sob o ponto de vista de um cinéfilo.

Amigo Secreto é ambientado no período natalino e narra a história de um carteiro que, inconformado pelo fato de dona Olga ser a única da rua a não receber uma carta às vésperas do Natal, resolve fazer de tudo para mudar a situação.

O cavaleiro Jorge conta a história de um dragão que assusta um reino tradicional e para liquidá-lo é chamado o cavaleiro. Porém, seu encontro com o dragão reservas surpresas.

Já Amém é uma colagem de depoimentos de crianças em situação de risco, transpostos como narrativa para a animação de um boneco em stop-motion.

Os filmes são garantia de diversão.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305959/visualizar/