Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 15:44
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


Cento e sessenta líderes comunitários de Cuiabá e Várzea Grande terão noções de informática, associativismo e cooperativismo por meio de um curso gratuito oferecido pelo Governo do Estado, com início na segunda-feira (10.04). Nesta terça-feira o curso foi lançado pelo governador Blairo Maggi, na Praça das Bandeiras, com a participação de dezenas de presidentes de associações de moradores da região metropolitana.

“A maioria das nossos líderes comunitárias hoje não tem curso de computação. Isso possibilitará que eles façam o próprio ofício, acessem a Internet para pesquisa e recebimento de e-mail”, disse o presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb), Édio Martins. A entidade representa 181 associações de moradores da Capital.

O curso faz parte das ações do projeto de Participação Comunitária, coordenado pela Casa Civil e Casa Militar. A capitação terá 160 horas, as lideranças comunitárias terão noções sobre operações básicas de informática; legislações: trabalhista, ambiental, segurança no trabalho, previdência e seguridade social; ética, cidadania e relações humanas; empreendedorismo; princípios cooperativistas e associativistas sobre organizações, gestão comunitária democrática, intercooperação e interesse pelo bem estar da comunidade.

A proposta do Governo é proporcionar ferramentas que possa auxiliar o trabalho dos representantes das comunidades. “Quando a comunidade é organizada e discute, ela tem objetividade naquilo que quer”, disse o governador Blairo Maggi.

“Hoje vivemos na era da tecnologia, essas lideranças de base têm pouquíssimo conhecimento em noções de informática, então este projeto possibilitará a inclusão digital, com noções de empreendedorismo e associativismo”, informou o gerente do projeto Participação Comunitária, Genilton Nogueira.

Para o presidente da União Varzeagrandense de Associações de Moradores de Bairros (Univab), Mateus Magalhães, a qualificação ajudará na elaboração de projetos coletivos. “Já existe o esforço pessoal de cada um. Agora eles precisam do conhecimento técnico para que possam elaborar seus projetos e fazer o encaminhamento das reivindicações necessárias para a comunidade”, disse.

O presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), Valmir Cardoso, um dos fundadores do movimento comunitário do Estado, acredita que as lideranças precisam estar capacitadas para que as organizações se modernizem. “Temos que qualificar para acompanhar a evolução. Nós não temos formação acadêmica, isto já é uma dificuldade”, avaliou.

Parcerias

Em Cuiabá as aulas serão ministradas nas escolas estaduais André Avelino, Cesário Neto e Raimundo Pinheiro e, em Várzea Grande, na escola estadual Adalgisa Paes de Barros. A qualificação acontecerá no período noturno, das 18h as 22h. A capacitação será realizada por meio de parcerias do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), secretarias de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs), de Educação (Seduc) e Sistema Nacional de Emprego (Sine/MT).





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/307779/visualizar/