Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 04 de Abril de 2006 às 13:36

    Imprimir


O chefe da divisão de comunicação social do Centro de Controle de Vôo de Korolev, a agência espacial russa, Vsevolod Petrovich Latychev, disse nesta segunda-feira que as naves russas estão com dificuldade para dar conta de todas as cargas necessárias à manutenção e operação da Estação Espacial Internacional (ISS).

"Todas as naves voam com carregamento completo, e se fosse possível, mandaríamos mais naves", diz Latychev, membro da respeitada Academia de Cosmonáutica Russa e com larga experiência em vôos espaciais e especialmente empenhado nos vôos que fazem o serviço da ISS. A situação está nesse ponto porque, segundo ele, os vôos do ônibus espacial americano para a estação estão suspensos desde fevereiro de 2003.

A causa da suspensão foi um acidente que destruiu a blindagem que protege o ônibus espacial contra o aumento de temperatura, quando ele estava entrando na atmosfera, na volta de uma viagem à ISS. Latychev conta que a Rússia tem um plano anual para colocar em órbita duas naves de transporte de carga por ano, podendo chegar a quatro vôos ao ano. Essas naves-caminhões são as Progress.

Cada uma delas é capaz de transportar 2,2 toneladas de equipamentos, suprimentos como alimentos e oxigênio para os astronautas, ou peças de reposição e de ampliação da ISS. Esse serviço, essencial para a sobrevivência dos astronautas e para a manutenção da ISS, precisa da ajuda do ônibus espacial, que suporta mais peso e é mais espaçoso. "Peças grandes, como os módulos da estrutura da ISS, ou os braços mecânicos (guindastes), só podem ser levados por um ônibus espacial", explica o assessor russo.

Portanto, de nada adiantaria ampliar o número de vôos russos. Com isso, a construção da ISS está parada há anos, embora existam diversas peças grandes prontas, feitas por vários países, esperando apenas um meio de transporte para chegar à estação. É o caso da Itália, que tem um módulo ainda não embarcado.

Latychev não quis comentar a possibilidade de a Rússia construir seu próprio ônibus espacial, como está nos planos da empresa Energia. Nem se esse novo transporte levaria ao abandono das atuais Progress. "São planos, ainda", disse ele.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308091/visualizar/