Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 04 de Abril de 2006 às 11:10

    Imprimir


O astronauta brasileiro Marcos César Pontes, que está há quatro dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), conversou com rádios-amadores brasileiros na tarde de segunda-feira, informou a assessoria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), presente no centro de controle da missão, em Korolev.

"Hoje eu passei pelo Brasil e tive a oportunidade de conversar com rádios-amadores. Foi uma sensação muito boa poder conversar e olhar, ao mesmo tempo, para o meu país, falar na minha língua e com a mesma cultura. Me senti parte de uma comunidade e de um país que é meu. A conversa me fez lembrar de momentos da minha vida, dos escoteiros, do Comitê Marcos Pontes, criado para incentivar a missão, do Clube do Astronauta, enfim, pude sentir todo esse carinho", afirmou Pontes à assessora do MCT, Vera Canfran, em contato telefônico entre o centro de controle e a ISS.

O astronauta destacou a importância dos experimentos escolares - germinação de sementes de feijão e cromatografia da clorofila - que se realiza na estação orbital e que podem ser acompanhados pelo site da Agência Espacial Brasileira (AEB). "Acho que os experimentos escolares são uma das coisas mais interessantes. Trabalhar junto com os jovens é muito importante porque eles são os futuros cientistas. Esses experimentos motivam a educação e a juventude", afirmou.

Pontes elogiou o projeto dos experimentos e, quanto à sua execução, disse que está tudo normal. Em relação ao fato de dormir no mesmo compartimento onde são feitas as experiências, explicou: "Gosto de ter as coisas sob controle, de ter perto de mim os experimentos. Acordo de madrugada para acompanhar e verificar se está tudo bem", afirmou, antes de ressaltar que "a escolha do local de dormir é do tripulante".

O astronauta disse estar com excelente saúde e explicou que o inchaço observado na imagens da coletiva realizada mais cedo é normal. "Essas variações no corpo são normais. A pessoa com boa saúde agüenta normalmente", reforçou.

Pontes participou no fim da tarde de segunda-feira em uma coletiva da Nasa com os tripulantes das expedições 12 e 13 da ISS e respondeu a perguntas de jornalistas brasileiros. Embora as imagens mostrassem um leve inchaço em seu rosto, o brasileiro, sempre sorridente, parecia bem disposto, o que foi confirmado por seu médico, Luiz Carlos Lutiis, momentos depois da transmissão.

Nesta terça-feira, Pontes continuará trabalhando na execução dos experimentos já iniciados e voltará a falar com rádios-amadores. Estão previstas, ainda, duas comunicações com os técnicos da missão para receber instruções e informar sobre as atividades a bordo.

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, viajou para a ISS no último dia 30 a bordo da nave Soyuz TM-8, juntamente com os integrantes da 13ª Missão da ISS, o americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov. Após oito dias a bordo da estação, seu retorno está previsto para a madrugada do próximo dia 9, no Cazaquistão, com os membros da 12ª Missão, William McArthur e Valery Tolkarev.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308122/visualizar/