Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Abril de 2006 às 08:32
Por: Luciana Cury

    Imprimir


Insegurança e medo. Esses eram os sentimentos dos 5 mil moradores do município de Santa Cruz do Xingu que, desde a sua emancipação há seis anos, viviam sem a segurança de um posto da Polícia Civil. Município margeado por conflitos agrários, assassinatos e invasões de terras, Santa Cruz do Xingu, localizado no extremo Norte do Estado, até a semana passada não possuía nenhum agente policial para a investigação de crimes. Porém após a união de forças entre os vereadores e os deputados estaduais Eliene Lima e Alencar Soares (ambos do PP), a falta de efetivo da Polícia Civil na cidade foi solucionada.

Na manhã de domingo (02), Santa Cruz comemorou a chegada de quatro agentes investigadores, um escrivão e uma viatura que integração o novo posto da Polícia Civil. Esses benefícios, que foram conquistados após a ida de uma comitiva de vereadores da cidade e dos deputados até a Secretaria de Segurança Pública, levaram alívio aos moradores. De acordo com o vereador Aleriano Rodrigues, ‘o Curió’ (PSB), a cidade tem apenas cinco policiais militares para fazerem a segurança dos mais de cinco mil habitantes. “É um número reduzidíssimo. A instalação desse posto dará não só a segurança como também conforto aos habitantes”, afirma o parlamentar.

Ele explica que antes o morador que precisasse registrar uma ocorrência no posto policial civil mais próximo, tinha que percorrer 130 km até a cidade vizinha, São José do Xingu.“Era uma ‘via crucis’. Já era o momento da cidade ter um posto policial, além da Militar. Importante ressaltar que aqui há luta pela posse de terra e a presença de agentes nessa região é imprescindível”, acrescenta ‘Curió’.

Conforme o delegado regional Ronan Villar, responsável pela delegacia, os policiais civis mesmo com pouco tempo na cidade e instalados provisoriamente, já estão em atuação. Entre as primeiras ocorrências registradas pelos agentes estão prisões por porte ilegal de arma e furtos. “A cidade é pequena, porém possui crimes de cidades grandes”, afirma o delegado. “Esse novo posto, além de tranqüilizar os moradores de Santa Cruz, irá desafogar o numero de ocorrências atendido pelos policiais de São José do Xingu”, comenta Villar.

Na comemoração os vereadores e moradores aproveitaram a oportunidade para agradecerem o empenho do deputado Eliene Lima em atender as reivindicações dos representantes do município. O prefeito Carlos Roberto Rampel (PPS), juntamente com os vereadores Sebastião José de Souza (PMDB), Magno Joarez Soares (PMDB), Vera Maria Carvalho (PTB), Maria Joselice Rocha, a ‘Dada’ (PFL) e Néri José Carvalho (PPS), destacou os benefícios que o deputado já intermediou para Santa Cruz do Xingu.

Entre eles estão a revitalização da MT-080, estrada que dá acesso a cidade, a implantação dos programas Inclusão Digital e Mutirão da Cidadania, a entrega de uma ambulância para o atendimento de casos de urgência e emergência, um aparelho de raio-x e a reforma, ampliação e adequação de um pronto atendimento. “Nada mais justo agradecer os parceiros que nos têm ajudado. O deputado Eliene Lima não pode ficar fora, já que ele sempre nos apoiou nessa luta de levar melhorias para esta cidade”, finalizou o presidente da Câmara, Sebastião de Souza, durante a solenidade.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308220/visualizar/