Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 22:55

    Imprimir


Portugal vai criar um grande museu dedicado à arte do século XX, depois que o governo fechou um acordo com um magnata na segunda-feira para permitir que obras de artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol e Salvador Dalí sejam exibidas.

O acordo entre o governo socialista português e o magnata Joe Berardo permitirá que a maior coleção de arte moderna e contemporânea do país, quase 900 obras ao todo, seja colocada em exibição no Centro Cultural Belém, no subúrbio de Lisboa.

Obras de Jeff Koons, Joan Miró e Francis Bacon estarão entre os trabalhos exibidos no que o governo diz que será uma das melhores coleções de arte moderna do mundo, já que incluirá peças de todos os principais movimentos artísticos do período.

"Se não plantamos sementes para ter algo grandioso, nós não teremos nem mesmo coisas pequenas. Gostaria de tornar este em um dos melhores museus do mundo", disse Berardo na cerimônia que selou o acordo, que contou com a presença do primeiro-ministro, José Socrates.

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, disse que o novo museu, que deve abrir as portas até o final do ano, era um grande passo para a promoção do turismo em Portugal. O acordo foi conseguido após uma década de negociações entre Berardo e o governo português sobre a disposição de sua coleção de arte, que hoje está espalhada em vários locais em Portugal. Algumas obras estão em depósitos.

No ano passado, Berardo chegou a ameaçar levar sua coleção para a França. A mídia também disse que a Itália e Miami haviam oferecido locais para acolher suas obras. A coleção tem cerca de 4 mil peças, mas há muitas moedas, porcelanas, livros e outros itens que não são do século XX.

Segundo o acordo de dez anos, o governo terá primazia para comprar a coleção. Berardo e o governo português também vão contribuir cada um com 500 mil euros por ano para a obtenção de novas peças. O magnata Berardo, nascido na Ilha da Madeira, começou a vida vendendo frutas na África do Sul e fez fortuna com a mineração. Seus negócios abrangem indústrias, vinhedos, hotéis e bancos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308269/visualizar/