Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 11:03

    Imprimir


A Educação Ambiental não restringe-se em trabalhar somente assuntos relacionados à natureza, como lixo, preservação, paisagens naturais e animais. Atualmente ela também está embasada na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso. Neste contexto, a Educação Ambiental é ferramenta para o desenvolvimento sustentável. Na tentativa de divulgá-la; conscientizando a sociedade a praticar pequenas ações no dia-a-dia; é que o Clube Amigos da Terra (CAT), de Sorriso, desde o ano passado, busca parceiros para o desenvolvimento do Projeto Integrado Sorriso Vivo para Proteção do Solo, Água, Flora e Fauna.

O projeto, que oficialmente será lançado no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, já conta com o apoio de instituições públicas e privadas, municipais e estaduais para a disseminação de práticas de agricultura sustentável – Plantio Direto entre produtores rurais, assentados e sociedade em geral sobre o manejo ambiental.

A Operação Piracema marcou o início das atividades práticas do projeto, sendo elogiada por diferentes autoridades. Segundo o presidente do Clube, Darcy Ferrarin, o projeto tem uma importância muito grande para a região, mas para o seu sucesso precisa da colaboração de toda a sociedade. “Nós somos responsáveis pelo meio-ambiente e o Sorriso Vivo é um projeto da sociedade. Com um trabalho sério e a participação de todos, ele trará resultados importantes”.

Para o presidente do CAT, “o sucesso deste projeto depende do engajamento e posturas ativas da comunidade, pois precisamos garantir a herança de um meio ambiente saudável para as próximas gerações”.

O Promotor de Justiça, Marcos Brandt, acredita que a movimentação da sociedade organizada no sentido de empreender projetos dessa natureza sempre retorna em beneficio à própria população. “Problemas difíceis de resolver conseguimos fazê-lo em conjunto, não isoladamente. Precisamos de pessoas voluntárias e empenhadas em defesa do Meio Ambiente”.

A Promotoria Pública de Sorriso, uma das grandes parceiras, não vem medindo esforços também para viabilizar a implantação do Disque Denúncia, que foi o principal tema do encontro que reuniu em Cuiabá, representantes do Clube Amigos da Terra e demais parceiros da entidade, e da Promotoria Pública Estadual, que na ocasião disponibilizou o 0800 do Disque Cidadania para a efetivação do projeto em Sorriso e região.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Cristina Delicato, o material impresso para a divulgação da Campanha esta sendo elaborado para aprovação das entidades parceiras nos próximos dias. A Campanha, disse ela, inclui a distribuição de panfletos, folders, adesivos e Out Doors.

Outra ação que integra o Sorriso Vivo, que prevê a implantação do Viveiro, também foi apresentada ao Ministério Público, que destacou a importância da realização de trabalhos que tenham cunho social. O projeto permitirá a produção de mudas nativas, ornamentais, e de hortaliças, por menores infratores, desempregados temporários e utilizará também a mão-de-obra prisional. As mudas serão destinadas a produtores rurais para a recuperação de áreas degradadas. Conforme o promotor Marcos Brandt, este é um projeto bastante arrojado, mas totalmente viável. “Estaremos resolvendo um problema ambiental e ao mesmo tempo outro social”, afirmou ele.

Os associados do Clube Amigos da Terra, que constantemente visitam a sede da entidade, também apostam no projeto Sorriso Vivo, e acreditam na importância do mesmo inclusive para a mudança da imagem do produtor rural. Para o produtor Elpídio Daroit, o CAT deve insistir na idéia de reposição florestal e conscientizar os produtores para isso. “Há muitas áreas degradadas, e eu particularmente acho que os produtores devem investir na área. É um investimento necessário”. Na opinião de Daroit, o produtor não pensa só em produzir, ele hoje também pensa em conservar. “O Plantio Direto está aí e muitos já estão utilizando”, salientou o novo associado, ao destacar a importância de todos os produtores filiarem-se ao CAT. “De uma maneira ou de outra para o agricultor sempre falta informação e orientação, e o CAT está aí para isso: ser um grande parceiro dos produtores”, completou.

O projeto Sorriso Vivo vai recuperar 4.100 hectares de área degradada. No projeto piloto de reposição florestal, desenvolvido na Fazenda Santa Maria da Amazônia, foram plantadas mais 100 espécies de mudas nativas. Segundo o técnico ambiental, Everaldo Barros, a recuperação foi iniciada em uma área de cinco hectares sobre as margens do Teles Pires e entorno de uma represa, através do plantio de mudas de espécies nativas.

Para acompanhar as ações do projeto o Clube Amigos da Terra lançou o Hot Site Sorriso Vivo www.catsorriso.com.br/sorrisovivo. Para a diretora de Marketing, a idéia é disponibilizar a informação rápida e principalmente manter produtores, associados, estudantes, parceiros e comunidade em geral informados sobre as práticas necessárias em defesa do Meio Ambiente.





Fonte: Da Assessoria AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308430/visualizar/