Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 09:13

    Imprimir


Em seu terceiro dia na Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta brasileiro Marcos Pontes participa da realização de cinco experimentos, quatro já iniciados, e participa de entrevista coletiva da Nasa. Hoje ele inicia o experimento de evaporadores capilares para controle térmico de satélites, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O astronauta acorda às 7h30 e, às 9h, realiza a primeira das duas comunicações diárias com o centro de controle para receber instruções e informar sobre suas atividades de bordo. À tarde, ele se comunicará com radioamadores brasileiros e participa de uma coletiva da Nasa, às 11h45 (no horário de Brasília), com a tripulação da 13ª expedição da ISS. A entrevista será transmitida ao vivo para o centro de controle em Korolev e no site da Nasa. À noite, Ponte volta a falar com a coordenação brasileira da missão.

Ainda nesta segunda será lançado oficialmente na ISS o selo dos Correios da Missão Centenário, por ocasião dos 100 anos do primeiro vôo de Santos Dumont, e será feita a apresentação dos itens promocionais certificados pelo Inpe, entre eles medalhas comemorativas cunhadas pela Casa da Moeda e a bandeira do Brasil oficial da missão.

Ontem Pontes falou com a coordenação da Missão e disse estar 100% adaptado ao espaço. O astronauta brasileiro não precisou do remédio para o enjôo que normalmente acomete os recém-chegados ao espaço e disse ter conseguido dormir. "Dá para dormir. Para se ter uma idéia, a cada 40 minutos você tem um dia e uma noite", explicou. "Como tem muita coisa para ver, não dá vontade de dormir. Mas eu penso no Brasil e na minha família e durmo", emendou.

O astronauta afirmou ainda que tem dormido em um compartimento junto com os experimentos. "Estou dormindo no local de trabalho", brincou.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308514/visualizar/