Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 08:40

    Imprimir


Gravuras e pinturas que contam milênios de ocupação humana na planície pantaneira também fazem parte do roteiro de visitação que será aberto no Parque Nacional do Pantanal. Uma amostra da riqueza arqueológica que vem sendo descoberta na região.

“A diversidade de sítios demonstra que, em tempos anteriores à colonização, uma série de culturas de origem amazônica, platina e do chaco ocupava a área”, aponta um trecho do Plano de Manejo da unidade, que cita a existência de mais 150 sítios já identificados no Pantanal – nos quais foram encontrados conchas, diversos padrões de cerâmica decorados e ossos humanos.

Um dos mais importantes sítios localizados dentro da área do parque fica na base do morro do Caracará. O local foi incluído em uma das quatro propostas iniciais de roteiros, dentro do chamado Circuito Marapó (ver quadro).

“Este sítio, que recebe o nome do morro, apresenta gravuras e pinturas de grande beleza, sendo considerado pelo IPHAN um sítio de alta relevância, de tradição Pantanal, cujo grau de integridade está entre 25% e 75%”.

O trabalho de campo revelou ainda indícios de um sítio histórico, com trincheiras remanescentes da Guerra do Paraguai.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308534/visualizar/