Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Março de 2006 às 17:18

    Imprimir


Wender de Miranda Couto, 15 anos, toca percussão na Orquestra de Sopros do Projeto Ciranda – Música e Cidadania. Começou cedo, aos quatro anos, batendo as panelas da mãe. Depois partiu para o pandeiro do pai. O interesse consciente pela percussão aconteceu quando viu um músico tocando na televisão. “Achei incrível e decidi que queria ser percussionista”.

Há dois anos, uma tia de Wender ouviu no rádio a notícia sobre as inscrições para o Projeto Ciranda. “Ela imediatamente telefonou para minha casa sugerindo que eu me inscrevesse”, conta. “A partir desse dia, minha vida tomou outro rumo”, diz.

Wender passou a ter aulas teóricas de música e aprendeu a ler partituras. “Aqui ensinam tudo que não sei. Tenho apreendido muita coisa importante que me leva para outros caminhos. Hoje, com os compromissos que assumi com o Projeto, preciso ter disciplina e não posso mais ficar na rua sem fazer nada”, exemplifica, ressaltando que cursa a 8ª série do Ensino Fundamental.

Com a Orquestra de Sopros, composta por flauta, clarineta, saxofone, trompete, trompa, trombone e percussão, Wender já se apresentou no Palácio da Instrução e no Supermercado Modelo, um dos apoiadores do projeto. Com o grupo de choro já tocou em Livramento, Parque Mãe Bonifácia e nas lojas City Lar, outro apoiador.

Seu próximo destino será a cidade de São Paulo, onde a Orquestra de Sopros vai apresentar-se entre os 06 e 09 de abril, na TEIA, Mostra de Cultura do Brasil e Economia Solidária, que será realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Wender está ansioso para a nova aventura. “Nunca fui a São Paulo e não dá nem para acreditar que vou tocar para pessoas de todo o Brasil”, afirma. “Estou me sentido uma estrela e sei que quando retornar a Cuiabá as pessoas vão gostar de mim ainda mais”, enfatiza.

O pai do jovem percussionista tem 45 anos, trabalha como digitador e toca surdo toda sexta-feira num grupo de pagode. O irmão de Wender, o primo e um amigo também tocam no grupo. Após três anos de trabalho no Projeto Ciranda, Wender já faz ‘charme’ de músico profissional na hora de tocar informalmente. Na verdade, a consciência do garoto já é outra, assim como seu horizonte de crescimento e perspectivas de vida.

O Projeto Ciranda – Música e Cidadania é uma organização sem fins lucrativos que se mantêm e desenvolve projetos com o apoio dos seguintes parceiros: Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP); Governo Federal através do Ministério da Cultura e Ministério do Trabalho e Emprego; das empresas Mutum Agropecuária, Modelo IGA, City Lar, Tauro Motors Mitsubishi, Rühling Consultoria Corporativa, Mix Comunicação e Furnas Centrais Elétricas, e da instituição COEP/MT.




Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308960/visualizar/