Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 29 de Março de 2006 às 10:14

    Imprimir


SÃO PAULO - Um eclipse total do Sol visto em uma área de 14,5 mil quilômetros ao redor do globo começou nesta manhã no leste do Brasil, antes de passar pela África, Turquia e Ásia Central e desaparecer ao pôr-do-sol na Mongólia.

Durante o fenômeno, o Sol desaparece por completo e a escuridão toma conta das regiões, tornando visível a atmosfera solar - ou “coroa” -, normalmente invisível.

Astrônomos e curiosos se concentraram em todos os países por onde o eclipse passou ao longo do dia para observar o fenômeno.

Observação O eclipse solar total ocorre quando a Lua cobre completamente a face do Sol vista da superfície da Terra. O fenômeno começou a ser observado às 5h36 desta quarta-feira no leste do Brasil (no horário local) e seu final seria visto ao anoitecer do dia na Mongólia (às 8h48 de Brasília).

O principal ponto de observação do eclipse total foi na Líbia, onde o fenômeno pode ser visto durante sete minutos. O governo líbio forneceu vistos especiais para visitantes Ocidentais observarem o eclipse, com exceção dos cidadãos israelenses.

As autoridades locais montaram vilas de barracas no deserto com capacidade para 7 mil pessoas para acomodar os turistas.

Além dos países nos quais o eclipse será total, uma faixa ainda maior do globo poderá observar ao longo do dia eclipses parciais, de proporções variadas.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309055/visualizar/