Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Março de 2006 às 10:03
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Um relatório das ações estaduais de defesa sanitária animal será apresentado hoje no Ministério da Agricultura a fim de habilitar todo o estado a exportar carne bovina para a União Européia.

Embora Mato Grosso não registre nenhuma ocorrência de foco de febre aftosa há dez anos, levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) aponta que apenas 49% do rebanho bovino do Estado estão credenciados a entrar na União Européia. Outros 51% do rebanho (totalizando mais de 13,51 milhões de cabeças) estão de fora do comércio internacional quando o destino é o bloco europeu.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, vai mostrar as ações desenvolvidas pelo Indea, em parceria com a iniciativa privada. O secretário encaminhará a proposta de Mato Grosso para credenciá-lo antes de propor a reivindicação à Organização Internacional de Epizootias (OIE).

Participam da reunião o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, e possivelmente o ministro Roberto Rodrigues.

Fazem parte da comitiva de Mato Grosso os presidente da Federação da Agricultura do Estado (Famato), do Indea, Décio Coutinho, o superintendente da Delegacia Federal de Agricultura de Mato Grosso (SFA/MT), Paulo Bilego, e o vice-presidente e o vice-presidente do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa), entidade que reúne todos os segmentos da cadeia pecuária do estado, Luiz Carlos Meister.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309065/visualizar/