Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 28 de Março de 2006 às 19:30

    Imprimir


Uma grande operação de resgate foi montada para a volta do cosmonauta brasileiro Marcos Pontes do espaço, dez dias depois do lançamento da nave Soyuz TMA-8, que parte nesta quinta-feira, às 8h29 (23h29 de quarta-feira, em Brasília), do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. De acordo com o médico da Aeronáutica brasileira, tenente-coronel Luiz Cláudio Lutiis, equipes estarão de plantão em helicópteros, veículos e aviões para resgatar os tripulantes da nave no retorno da missão rumo à Estação Espacial Internacional.

Na manhã desta terça-feira, às 7h em ponto no horário local, os foguetes de propulsão e a nave Soyuz TMA-8, que leva a bandeira do Brasil ao lado da americana e da russa, deixaram o hangar MIK em direção à plataforma de onde serão lançados. O horário repete o cumprido pela histórica missão de 1961, quando foi lançado o primeiro vôo espacial tripulado, e foi transformado em tradição na base.

A Soyuz TMA-8 partirá da plataforma de lançamento 1 de Baikonur, batizada de Gagarin graças à admiração dos russos por Yuri Gagarin, o primeiro homem a orbitar a Terra.

Preparativos Deitado sobre um trem puxado lentamente por duas locomotivas, o sistema de propulsão e a nave, que juntos medem quase 40 metros, chegaram à plataforma Gagarin e foram içados por um braço mecânico instalado no próprio vagão de carga que os transportou.

Em seguida, o sistema foi "abraçado" por duas torres que se uniram formando uma só plataforma de acesso aos equipamentos e à nave, que fica na ponta do sistema. Os objetos pessoais dos astronautas ¿ entre eles, uma camisa da Seleção Brasileira, uma bola verde e amarela e uma imagem de Jesus Cristo de Marcos Pontes ¿ já estão na nave.

Por medida de segurança, os equipamentos para os experimentos científicos que serão realizados a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) só serão embarcados na quarta-feira, entre 10h e 11h locais. As últimas cargas a entrar na nave, antes dos astronautas, serão as amostras biológicas que servirão aos testes a serem realizados pelo tenente-coronel aviador Marcos Pontes.

Entre elas estão sementes de feijão para uma experiência que foi elaborada com a participação de alunos da rede pública. Nas próximas horas, engenheiros da agência espacial russa devem testar e ajustar os equipamentos, para então autorizar o início do carregamento definitivo da Soyuz. Reencontro

Apesar de a nave ainda não ter partido, a expectativa para o reencontro com os astronautas, na volta da missão, é grande, principalmente porque não se sabe a localização exata de onde a cápsula vai tocar o solo no retorno. "Está programado para ser de madrugada, por volta das 3h30 e é uma operação delicada porque o local exato só na hora vamos saber", diz o tenente-coronel Luiz Cláudio Lutiis. "Três equipes ficam a postos em três helicópteros, ou até já no ar, esperando eles tocarem o solo."

O médico afirma que a principal preocupação das equipes ao encontrar os cosmonautas é verificar se eles estão conscientes depois da descida brusca. "O impacto da queda pode ter feito alguns deles desmaiar. Depois, temos que ajudá-los a se desfivelar das cadeiras e sair das cápsulas", diz o tenente-coronel.

Para Lutiis, o astronauta brasileiro deve estar apenas muito cansado depois dos dez dias de missão, mas os outros dois podem estar com os músculos atrofiados e desorientados por terem ficado seis meses na falta de gravidade. "Mas todos têm o mesmo tratamento, são levados de maca para um local de repouso e de lá para uma base no Cazaquistão", afirma. Segundo o médico, Pontes está em excelentes condições físicas e não deve ter problemas para se recuperar.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309231/visualizar/