Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 28 de Março de 2006 às 15:10
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


Após 15 anos sem vir a Mato Grosso, o ex-governador José Manuel Fontanilla Fragelli, de 90 anos, visitará Cuiabá a convite do governador Blairo Maggi. Ele chegará na próxima semana, dia 06 de abril, acompanhado da esposa, dona Lurdes, para participar das comemorações do aniversário de 287 anos da capital mato-grossense.

Entre os compromissos de Fragelli, de 06 a 08 de abril, está um almoço com o governador, uma visita ao prefeito Wilson Santos, um encontro com amigos, missa na Cadetral Metropolitana e desfile cívico-militar. O ex-governador, que administrou Mato Grosso entre 1971 e 1974, é comparado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, pelo professor Aecim Tocantins, personagem histórica da política mato-grossense. “Ele foi o detonador do processo de colonização do estado”, afirma o professor.

Segundo Tocantins, obras como a do estádio do Verdão (que leva o seu nome), da escola Estadual Presidente Médici, da rodovia Transpantaneira, 2,2 mil quilômetros de estradas vicinais em Mato Grosso e 5,6 mil km de estradas troncos (estaduais) e a recuperação das finanças da antiga Cemat e do antigo Bemat, revelam a atuação de um dos governadores que mais marcaram a história de Mato Grosso.

Tocantins faz uma analogia entre Fragelli e Maggi. “Os dois têm a mesma visão de estadista. Encaram a administração pública com responsabilidade, respeito, transparência e honestidade”, observou. O ex-governador criou o Centro Político Administrativo (CPA), regularizou salários atrasados e construiu um centro de treinamento para o servidor público. “Fragelli nunca gostou de improviso, tudo era planejado”, salientou Tocantins.

Outra comparação feita pelo professor e ex-secretário-chefe da Casa Civil de Fragelli, é a semelhança entre os dois políticos no que se refere ao “espírito desenvolvimentista”. Ele lembra que “assim como Maggi, Fragelli investiu fortemente num plano de desenvolvimento econômico e social para o estado, implementou um arrojado plano de colonização que possibilitou o surgimento de várias cidades no interior e desenvolveu um audacioso plano rodoviário”.

Histórico

Fragelli nasceu na cidade de Corumbá (MS), em 31 de dezembro de 1915. Formou-se em Direito pela Universidade do Largo de São Francisco, em São Paulo. Em 1938 assumiu o posto de promotor de justiça de Mato Grosso do Sul, função que exerceu por quatro anos. Foi professor e diretor do Colégio Osvaldo Cruz, de Campo Grande.

Nos anos seguintes ingressou na política, foi eleito deputado estadual (1947 a 1954) durante o governo de Fernando Correia da Costa, do qual foi líder da Assembléia Legislativa e secretário de Interior, Justiça e Finanças. Chegou à Câmara Federal (1955 a1959) como o segundo candidato mais votado. Em 1971 assumiu o Governo do Estado num cenário difícil, em meio a uma grave crise financeira. Mais de 90% da receita do Estado estava comprometida com o pagamento de dívidas. “Fragelli recuperou o Estado com planejamento e seriedade, pois sempre foi um homem sério”, argumentou Tocantins.

José Fragelli ainda exerceu o cargo de senador (1980 a 1987), quando presidiu o Congresso Nacional. Nesse período assumiu a Presidência da República por duas vezes.

O encontro com os amigos e admiradores do ex-governador José Fragelli será no dia 7 de abril (sexta-feira), às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Os convites podem ser adquiridos no Hotel Mato Grosso Palace, rua Joaquim Murtinho, 170 - centro de Cuiabá (telefones 3614-7000/7004).





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309320/visualizar/