Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 28 de Março de 2006 às 13:17

    Imprimir


O Brasil caiu seis posições e ficou em 52º lugar no ranking que mede a capacidade dos países em usar a tecnologia de informação para incentivar a competitividade. O Relatório Global de Tecnologia de Informação é elaborado anualmente há cinco anos pelo Fórum Econômico Mundial, a organização que promove o encontro de Davos. A pesquisa deste ano cobriu 115 países, e o Brasil perdeu posições pelo terceiro ano consecutivo. Em 2003, o país estava em 39º lugar.

A queda se deu, segundo o relatório, a um pior desempenho no que os técnicos chamam de ambiente de mercado.

"Burocracia, tempo necessário para abrir um negócio, impostos muito altos, estrutura de regulamentação e independência judicial foram os principais problemas", disse Irene Mia, economista sênior de Competitividade Global do Fórum.

América Latina

Apesar de continuar em segundo lugar na América Latina, o Brasil está cada vez mais longe do primeiro colocado na região.

O Chile manteve-se na liderança e aumentou sua vantagem sobre o Brasil em 11 posições. Agora em 23º no ranking, o Chile tem "uma vantagem significativa na corrida para fazer das tecnologias de informação e de comunicação um vetor de crescimento", segundo o Fórum.

Na região, o México subiu cinco colocações (55º), El Salvador subiu 11 (59º), a Colômbia subiu quatro (62º), a Argentina cinco (71º) e o Peru cinco (85º). Além do Brasil, a Costa Rica e a Guatemala perderam posições no ranking.

A avaliação do Fórum é de que toda a América Latina, com exceção do Chile, tem que reformar sua estrutura legal para desenvolver o setor de tecnologia. Além disso, a região precisaria reduzir o ônus administrativo, colocar o setor de tecnologia como prioridade dos governos e, de forma mais geral, melhorar a qualidade dos seus sistemas de educação.

De acordo com Mia, a "tragédia" do ano passado, quando todos os países da América Latina perderam posições, não se repetiu. Os países asiáticos, que também haviam ganho posições como bloco no ano passado, estão se diferenciando: A Índia passou de 39º para 40º e a China caiu de 41º para 50º, enquanto a Coréia do Sul subiu de 24º para 14º.

Os Estados Unidos recuperaram a liderança, depois de terem caído para o quinto lugar. Os americanos foram seguidos de Cingapura, Dinamarca, Islândia, Finlândia e Canadá. Ao lado do Chile, Israel obteve uma das melhores performances do relatório de 2005 para o de 2006.

Pessimismo e mensalão

Como o relatório é compilado em cima de uma pesquisa com líderes do setor privado, Mia ressalta que é possível que parte do pessimismo demonstrado com o chamado ambiente de mercado tenha a ver com os escândalos políticos no Brasil no ano passado: "Como a pesquisa aconteceu na mesma época que os escândalos, é possível que esta tenha sido uma das razões do pessimismo do setor privado".

Apesar dos problemas com a qualidade do mercado no Brasil e à baixa "qualidade de educação básica e principalmente de matemática", ela afirma que houve pontos positivos, como o aumento do uso da internet, de PCs, de telefones, de banda larga e de outros instrumentos de tecnologia de informação.

Mia deu destaque também à peculiaridade de empresas privadas brasileiras investirem bastante em pesquisa e desenvolvimento. "As empresas privadas estão bastante ativas e isto não é comum em países da região," afirmou.

Para um dos co-autores do relatório, Augusto Lopez-Claros, diretor da rede de Competitividade Global do Fórum, o Brasil avançou em algumas áreas. "Entre elas, o aumento da penetração de novas tecnologias, mas os pontos-chave do ambiente regulatório merecem total atenção."





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309346/visualizar/