Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 28 de Março de 2006 às 11:30

    Imprimir


O cosmonauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Pontes, está sendo comparado pelos russos ao pioneiro da exploração espacial Yuri Gagarin por sua simpatia, de acordo com o médico da Aeronáutica responsável pelo acompanhamento do astronauta, tenente-coronel Luiz Cláudio Lutiis. "O pessoal está dizendo que ele tem o sorriso de Gagarin", afirmou Lutiis nesta terça-feira, no Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão. "Ele é muito alegre, o tempo todo está sorrindo e é muito comunicativo. O Gagarin era assim também."

Além do carisma, o médico afirma que Pontes também impressionou os russos por seu excelente desempenho nos testes e treinamentos que vem enfrentando desde que chegou à Cidade das Estrelas, em Moscou, e depois ao Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Pioneiros O astronauta russo Fyodor Yurichikihin, treinado para ser o substituto de Pontes no caso de o brasileiro não poder embarcar ¿ já que todos os tripulantes da Soyuz têm um "reserva", também comparou Pontes a Gagarin do ponto de vista do pioneirismo.

"Marcos Pontes é o primeiro cosmonauta do Brasil. Por isso, acho que é: Gagarin para a Rússia, John Glenn para os Estados Unidos e Marcos Pontes para o Brasil", disse Yurichikihin. Nesta terça-feira, o astronauta brasileiro deve completar mais uma série de testes antes do vôo de quinta-feira (quarta-feira, em Brasília).

Pontes deve simular o embarque e a preparação para a decolagem vestindo o traje espacial e os equipamentos que serão utilizados no dia do vôo. Nesta terça-feira, os foguetes que levarão a nave do brasileiro ao espaço, a Soyuz TMA-8, foram transportados por um trem com duas locomotivas até a plataforma de lançamento 1 de Baikonur, batizada de Gagarin por ter sido o local de onde saiu o histórico primeiro vôo espacial tripulado.

Ainda durante a manhã, os sistemas de propulsão da Soyuz foram içados à posição vertical e "abraçados" pelas torres de acesso para que os engenheiros possam realizar os últimos testes e ajustes dos equipamentos. A decolagem da missão rumo à Estação Espacial Internacional está marcada para as 8h29 de quinta-feira, no horário local (23h29 de quarta-feira, em Brasília).





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309366/visualizar/