Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 27 de Março de 2006 às 13:24

    Imprimir


Cerca de dez mil turistas e 300 cientistas de vários países devem ir ao planalto de Salum, no noroeste do Egito, para observar na quarta-feira um eclipse total do sol, fenômeno que acontece uma vez a cada 200 anos no mesmo lugar.

O eclipse deve começar em Salum de modo parcial às 11h20 (6h20 de Brasília), e se tornará total às 12h38 (7h38 de Brasília), terminando às 13h59 (8h59 de Brasília).

O eclipse total - quando a lua se coloca entre a terra e o sol, deixando sobressair apenas a coroa solar - durará quatro minutos.

Mohammed El Alem, um dos responsáveis pelos preparativos para o evento turístico, disse à EFE que aproximadamente seis mil turistas já chegaram à província de Mersa Matruh, próxima ao planalto localizado na fronteira egípcia com a Líbia.

Alguns turistas saíram hoje do litoral do Mar Vermelho e de Alexandria rumo a Mersa Matruh, onde não há mais vagas em hotéis, segundo El Alem, porta-voz do Governo da província.

Cerca de três mil turistas devem passar a noite de terça para quarta-feira acampados em Salum para garantir um lugar privilegiado de observação, segundo El Alem.

Os turistas assistirão na terça-feira à noite a um show de dança e música popular egípcia, além de um espetáculo com fogos de artifício que serão lançados nesta área desértica.

Mais de três mil egípcios também devem ir ao planalto para acompanhar o fenômeno, e os organizadores distribuirão entre 10 mil e 15 mil óculos especiais para ver o eclipse.

No planalto de Salum, considerado a parte mais alta do Egito, foram preparados mais de 15 lugares de observação para o público, além de um lugar especial para os cientistas e seus telescópios.

Segundo o diretor do Centro Nacional de Estudos Astronômicos, Salah Mohammed Mahmoud, um eclipse solar permite aos cientistas estudar "a coroa solar", que só pode ser analisada quando o eclipse é total.

Durante os quatro minutos de eclipse total, os raios solares desaparecem, as temperaturas diminuem entre 8 e 10 graus, o céu fica com a cor característica do pôr-do-sol e algumas estrelas aparecem.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309635/visualizar/